Prefeitura distribuirá mais de 100 mil livros didáticos novos para atender alunos do Ensino Fundamental de Palmas

por Jornal Folha do Jalapao — 29/01/2026 às 13:00 — em Cidades

Pais e responsáveis devem seguir orientação das escolas para melhor utilização e conservação de livros didáticos

A rede municipal de ensino de Palmas já iniciou a organização para a distribuição dos livros didáticos que serão utilizados pelos estudantes ao longo do ano letivo de 2026. Ao todo, 103.517 exemplares novos estão previstos para atender alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A distribuição segue critérios definidos de acordo com a etapa de ensino e o tipo de material, respeitando as diretrizes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Para os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, os livros são novos e consumíveis. Isso significa que os alunos podem utilizá-los livremente, escrevendo, pintando e recortando, conforme as atividades propostas nos próprios materiais, favorecendo o desenvolvimento da alfabetização e das habilidades iniciais. 

Já os alunos do 4º e 5º ano recebem livros novos e consumíveis apenas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Os materiais de História, Geografia, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Arte são não consumíveis, integrando um ciclo de uso de quatro anos. Por esse motivo, ao final do ano letivo, os estudantes devem devolver os livros em boas condições, permitindo que sejam reutilizados por outros alunos nos anos seguintes.  

No caso dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em 2026, todos os livros didáticos serão reutilizáveis. A rede municipal encontra-se no terceiro ano do ciclo de vigência desses materiais, o que reforça a importância do cuidado e da preservação dos livros, garantindo sua utilização nos próximos anos letivos.

Distribuição

Os livros didáticos são enviados pelo governo federal diretamente às unidades escolares. A maioria das escolas da rede já recebeu o quantitativo previsto para o ano vigente. Cabe a cada unidade educacional organizar o cronograma de entrega dos materiais, bem como orientar pais ou responsáveis sobre a retirada dos livros e a assinatura do termo de responsabilidade, disponível na própria escola. 

A técnica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Keila Resende, que acompanha o PNLD na rede, reforça a importância do acompanhamento das famílias. “É fundamental que pais e responsáveis estejam atentos às orientações da escola, participem da retirada dos livros e conversem com os estudantes sobre o cuidado com esses materiais, especialmente os reutilizáveis. Os livros são um patrimônio público e o zelo de cada aluno contribui para que outros também possam utilizá-los nos próximos anos”, orientou.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Novo Acordo avança com obras na Escola Ruidelmar para o ano letivo de 2026

Graças ao empenho do prefeito Mateus Coelho e equipe educacional, a Escola...

Prefeitura de Palmas paga servidores nesta sexta-feira, 30

Montante de janeiro incluirá correção salarial de 1,5%; folha totaliza mais R$...