Prefeitura faz blitz educativa sobre campanha Agosto Lilás em Santa Tereza


Fotos: Lucas Feitosa/Ascom

A blitz educativa, realizada nesta sexta-feira, 20, ocorreu em uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Assistência Social e Meio Ambiente, tendo o apoio da Polícia Militar e Conselho Tutelar 

 

A mensagem de esperança e combate à violência contra as mulheres tomou as ruas de Santa Tereza do Tocantins nesta sexta-feira, 20. Quem passou pela Avenida Manoel Silvério Dourado, no centro da cidade, pôde observar a ação da Campanha Agosto Lilás, promovida pela Prefeitura Municipal, através das secretarias Municipais de Assistência Social e Meio Ambiente.

Na ação foram divulgadas práticas que auxiliam na redução da violência contra as mulheres, como o X na palma da mão, que trata-se de um sinal de socorro da mulher vítima de violência doméstica, pedindo para que seja acionada a Polícia Militar.

Os servidores municipais conscientizaram a população sobre o tema, com a distribuição de panfletos informativos da campanha Agosto Lilás, divulgando informações sobre assuntos como Mulheres Vítimas de Feminicídio e os Cinco Tipos de Violência Sofridos pelas Mulheres:  Moral, Física, Psicológica, Sexual e Patrimonial.

“A campanha de violência contra a mulher é permanente. O Agosto Lilás é motivado pela necessidade de ampla divulgação, conscientização e necessidade de serem implantadas políticas públicas eficazes de prevenção e proteção à mulher. Desde já agradeço ao nosso gestor, prefeito Antônio, por não medir esforços em apoiar as nossas ações em defesa das mulheres santateresenses”, destacou a secretária de Assistência Social, Alice.

Alice enfatizou ainda a importância dessa conscientização. “Este momento foi importante para alertar a população sobre a violência contra a mulher e para demonstrar que existe uma rede apoio, que estão disponíveis instrumentos para ajudar a mulher que sofre violência. O primeiro passo é denunciar, pedir ajuda e estaremos aqui para amparar e ajudar”, disse.

Os participantes foram recepcionados logo pela manhã no prédio do Cras (Centro de Referência em Assistência Social), onde Prefeitura ofereceu um café da manhã reforçado para dar início à mobilização dos servidores.

O prefeito Antônio Campos e a primeira-dama do município, Alice Lourenço, estiveram na blitz, que também contou com a presença do secretário de Administração e Meio ambiente, Roberto Campos. O prefeito declarou seu apoio às lutas femininas e de toda a sociedade: “Mulher deve ser tratada com carinho e respeito. Estamos juntos no combate à violência contra a mulher. É fundamental a união entre os mais diversos seguimentos sociais para que a mensagem chegue até a população e, graças a este esforço conjunto, alcançamos centenas de pessoas com ideais de amor e paz”, avaliou.

 A Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Defesa Civil Municipal e brigadistas, se uniu à equipe do Cras para levar mais conscientização no combate à violência da Mulher e também contra as queimadas.

Para o secretário de Administração e Meio Ambiente, Roberto Campos, o evento foi avaliado de forma positiva por ter chegado às pessoas que trafegam pela cidade, principalmente, os turistas que passam para o Jalapão. Durante a blitz a equipe da Defesa Civil  fez a entrega de panfletos que tratam de assuntos como queimadas e manuseio do lixo. “Fizemos a distribuição de material educativo e orientamos as pessoas que trafegam diariamente pelas nossas ruas. Estamos em um período de estiagem muito seco e qualquer faísca pode se tornar um grande incêndio, por isso todos devem ter muito cuidado com o lixo e o fogo”, completou.

A ação ganhou as ruas do Município também na noite do dia 20, onde os participantes reforçaram o combate à violência através do Sinal Vermelho que foi feito com batom na palma da mão. A Blitz contou com a parceria da Polícia Militar, que na ocasião esteve comandada pelo o sargento Marinho, além da presença de vereadores.

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *