Prefeitura prepara praias e reforça estrutura para receber programação do Palmas Férias

por Jornal Folha do Jalapao — 22/06/2026 às 07:26 — em Cidades, Destaques

Município avança em obras, segurança e ações preventivas para receber visitantes no mês de julho

Com a proximidade do período de férias, as praias de Palmas começam a entrar no clima da temporada de julho. A Prefeitura, por meio das secretarias que integram o Comitê Gestor das Praias e Balneários, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, já iniciou os preparativos para receber moradores e turistas com uma programação especial.

A primeira frente de trabalho acontece na Praia da Graciosa, onde está sendo realizada a ampliação da faixa de areia em uma área de aproximadamente 29,1 mil metros quadrados. O material utilizado no aterramento está sendo doado por empresas parceiras.

Os serviços incluem ainda a renovação da areia e a higienização completa da área, garantindo mais conforto, segurança e qualidade para os frequentadores. As ações são executadas pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).

Na Graciosa, o calçadão também passará por melhorias, com a reposição das pedras portuguesas danificadas, além da revitalização dos banheiros públicos.

A segurança de banhistas e frequentadores também será reforçada durante a temporada.

Segundo a secretária municipal de Turismo, Ana Paula Setti Nogueira, a parceria com as forças de segurança será ampliada para garantir maior tranquilidade nas praias. “O cuidado com as praias acontece durante todo o ano, mas na temporada esse trabalho é intensificado. Contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Guarda Metropolitana para reforçar a segurança e oferecer mais tranquilidade para quem escolhe nossas praias”, destacou.

A gestão municipal também prepara a renovação de toda a comunicação visual voltada à educação ambiental e à segurança, com sinalizações sobre áreas próprias para banho e placas orientativas definidas em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Prevenção

Como parte das ações preventivas, a Secretaria Municipal de Turismo vem realizando capacitações voltadas a comerciantes e trabalhadores que atuam nas praias, reforçando orientações sobre boas práticas no manuseio de alimentos e o descarte correto de resíduos.

A iniciativa busca reduzir riscos relacionados à presença de arraias e piranhas, evitando, principalmente, o descarte irregular de restos de alimentos no lago, prática que pode atrair esses animais.

As capacitações são realizadas em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária (Visa) e Centro Universitário Católica do Tocantins.

Em outra frente, a Prefeitura de Palmas, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, também realizou capacitação na Praia do Prata para barraqueiros e trabalhadores locais. A formação foi voltada a técnicas de corte, preparo e boas práticas na manipulação de alimentos, com o objetivo de aprimorar o atendimento ao público, garantir mais segurança alimentar e elevar a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes.

Telas de proteção

Além disso, as telas de proteção utilizadas para garantir mais segurança aos banhistas passarão por limpeza e reposição nos pontos onde houver necessidade.

A programação do Palmas Férias contará ainda com shows musicais e atividades recreativas, fortalecendo o lazer, movimentando a economia local e consolidando a Capital como um dos principais destinos turísticos do Tocantins durante o período de descanso.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Polícia Civil indicia dez pessoas em investigação sobre fraudes na gestão das UPAs

Inquérito da Operação Falsa Emergência apontou indícios de direcionamento de contrato, corrupção...

Rio Sono fortalece a rede de saúde com capacitações em atendimento humanizado, urgência e emergência

Capacitações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde qualificaram profissionais da rede municipal...