Tocantins - 04/12/2021 - 10:26

Folha do Jalapão

Prevenção ao suicídio é tema de caminhada em Santa Tereza do TO

Postado em 21/09/2021

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com entidades e demais secretarias, promoveu um momento de reflexão quanto à prevenção ao suicídio e à importância da saúde mental.

Uma importante abordagem foi tema de reflexão na manhã desta terça-feira, 21, em Santa Tereza do Tocantins. Logo cedo os servidores municipais vestiram a camisa de uma campanha que exige reflexão e muita conversa: o Setembro Amarelo.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Comunicação, Assistência Social, Administração, Finanças e Câmara Municipal realizou uma caminhada abordando o assunto.

A ação referente ao Setembro Amarelo teve com o tema “Viver é a melhor Opção”, com o intuito de chamar a atenção da população sobre a importância de ações voltadas à prevenção do suicídio. A caminhada contou com a presença do prefeito Antônio Campos, juntamente com a secretária Municipal de Assistência Social, Alice Lourenço.

“É muito importante essa ação e o trabalho realizado por esta equipe, a interação profissional e o atendimento das psicólogas do Município. Com certeza é papel da saúde e de todos nós integrantes do Poder Público levar esta mensagem e dizer que estamos a postos para ajudar”, alertou o prefeito Antônio.

Conforme a coordenadora de Atenção Básica, Neyla Symonara, “o evento teve como objetivo principal divulgar a importância da Campanha Mundial de Prevenção ao Suicídio”. Todos estavam devidamente identificados com a camiseta oficial da campanha e máscaras, seguindo os protocolos de combate à disseminação da Covid-19.

A secretária Municipal de Saúde, Letícia Pereira, ressaltou que “a campanha tem a intenção informar e conscientizar toda a população sobre a importância de se falar do tema, do cuidado com a saúde mental e, principalmente, combater o preconceito que ainda existe sobre o assunto”.

Durante a caminhada, os participantes exibiram cartazes com frases de valorização da vida e da campanha Setembro Amarelo. Ao final as psicólogas Jéssika Calai e Nhatália Quintela realizaram uma roda de conversa em frente à Unidade Básica de Saúde, trazendo a conscientização do cuidado pela vida sobre a empatia, e o acolhimento humanizado a si e ao outro, como estratégias e intervenções do autocuidado, sendo essa uma responsabilização social.

Compartilhe no:

Relacionados