Primeira etapa da campanha de vacinação contra brucelose termina nesta terça-feira, 30

por Wenina — 29/06/2020 às 19:06 — em Destaques, Estado

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), alerta para o encerramento nesta terça-feira, 30, da primeira etapa de vacinação contra a brucelose, onde deverão ser vacinadas as bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 e 8 meses de idade.

Segundo a Adapec, a vacinação contra esta zoonose é obrigatória para as fêmeas dentro desta faixa etária. Essas fêmeas devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19 ou com a RB-51. Após a vacinação, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec onde realiza a movimentação do rebanho e declarar a vacina, mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação, sendo que essa declaração deve ser feita até o dia 10 de julho.

Vale ressaltar que o produtor que deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 pela não declaração. Além disso, a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

“A brucelose é um doença que pode ser transmitida para o ser humano, e a vacina é meio mais eficaz de controle dela, por isso, é fundamental que os produtores rurais vacinem as suas bezerras no tempo correto, para proteger o rebanho e a saúde humana”, destaca o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

É importante alertar que a vacinação contra a brucelose só deve ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Adapec.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Novo Acordo promove caminhada de conscientização e prevenção ao câncer de mama

Evento reuniu cerca de 100 mulheres nas ruas da cidade, com atividades...

Novo Acordo será palco de mais uma edição do JUS em Ação, promovido pelo TJTO, na segunda-feira, 3

A caravana do JUS em Ação irá desembarcar na Comarca de Novo...