Tocantins - 20/06/2021 - 15:40

Projeto oferece 30 mil vagas a jovens que querem se capacitar para investir em um novo negócio no Tocantins

Postado em 13/05/2021

Compartilhe no:
 Projeto disponibilizará cursos para jovens abrirem o seu próprio negócio — Foto: Divulgação

O ‘Juventude Empreendedora’ promoverá cursos para capacitação de jovens entre 17 e 29 anos. Participantes do projeto terão linhas de crédito para abrir negócio.

O programa ‘Juventude Empreendedora’, lançado pelo governo do Tocantins, vai oferecer 30 mil vagas a jovens, de 17 a 29 anos, que sonham em abrir um novo negócio. A ideia é disponibilizar cursos de forma gratuita e on-line para incentivar o empreendedorismo e ajudar na conquista da própria renda.

O lançamento foi realizado nesta quarta-feira (12). As inscrições para o programa poderão ser feitas neste site. As aulas têm início no próximo dia 24 e prosseguem até o dia 28 de maio, com aulas todos os dias, das 19h às 22h, por meio do canal da Agência Besouro no Youtube.

Um piloto do programa já havia sido implantado de forma presencial em 2019 no Tocantins, mas devido às dificuldades impostas pela pandemia, teve que ser remodelado para o formato digital, segundo o governo.

A capacitação é dividida em 11 etapas que abordam finanças, comunicação on-line e off-line, gestão de pessoas, entre outros. Esse projeto também conta com dicas e guias práticos para auxiliar a sobreviver à crise e encontrar uma nova oportunidade de geração de renda em 2021.

Durante a live, o governo informou que o Tocantins será o primeiro estado a liberar linhas de crédito para os jovens que fizerem parte do programa. O anúncio foi feito pela presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha. “A Fomento e o governador acreditam que esses jovens vão entregar projetos de valor para o Estado. Por isso, liberaremos linhas de créditos com juros baixos, carência e prazos longos para que os novos empreendedores deem prosseguimento nos seus negócios”, informou.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O presidente da Agência Besouro, Vinicius Lima, explicou sobre a metodologia que será aplicada no curso. “Estamos trazendo, para este programa, a metodologia by necessity, exclusiva da Agência Besouro, que ensina a transformar uma ideia em negócio com baixo custo e por isso atesto que os jovens tocantinenses têm sim capacidade de serem empreendedores”, destacou.

A metodologia by necessity trabalha o empreendedorismo a partir da vivência do aluno, abordando o modelo tradicional de planos de negócios e adaptando para a utilização de pequenos empreendedores, de forma a possibilitar sua execução em até cinco dias.

Sobre o Programa

O programa Juventude Empreendedora foi criado para capacitar os jovens a abrirem seus próprios negócios, estando presente em mais de 20 países e em alguns estados do Brasil, na sua segunda edição.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa se adaptou para ser implantada na internet. Surgiu, então, o Juventude Empreendedora Online, que visa apoiar jovens que precisam abrir um negócio e também os pequenos e microempreendedores que enfrentam dificuldades para manter o negócio com as portas abertas e lucrando, mesmo em meio à pandemia.

O programa é uma realização do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Agência de Fomento do Tocantins, da Besouro Agência de Fomento Social e do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). (G1-TO)

Compartilhe no:

Relacionados