Projetos para prevenção e combate ao glaucoma são propostos pelo deputado Gaguim

por Wenina — 21/06/2021 às 10:33 — em Atividade Parlamentar, Destaques

O deputado Federal propôs a criação de leis que obrigam que exames de prevenção sejam realizados de forma precoce, reforçando sua preocupação para a prevenção da cegueira total ou parcial causada pela doença.

O deputado federal Carlos Gaguim, atual vice-líder da maioria no Congresso Nacional, apresentou dois Projetos de Lei que tratam do combate e prevenção ao glaucoma. O Projeto de Lei nº 10988/2018 dispõe sobre a obrigatoriedade da realização e acompanhamento no exame oftalmológico para diagnóstico precoce da retinoblastoma e glaucoma congênito nas maternidades, unidades de saúde e todos os estabelecimentos hospitalares de pediatria que integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já o Projeto de Lei 3175/2019 dispõe sobre a obrigatoriedade da classificação da cirurgia refrativa como procedimento reparador funcional, sobretudo para os portadores de glaucoma. Segundo o deputado, quanto mais as pessoas tiverem acesso a identificação precoce da doença, menos teremos brasileiros sofrendo com cegueira parcial ou absoluta, causada pelo Glaucoma. “Com conscientização e políticas públicas eficazes, que permita a todos o acesso a tratamento e identificação, podemos vencer essa doença”, explica Gaguim.

A preocupação do parlamentar surge com dados alarmantes: de acordo com a Sociedade Brasileira de Combate ao Glaucoma, a doença atinge 1 milhão de pessoas no Brasil. De acordo com o IBGE, cerca de 582 mil brasileiros não conseguem enxergar. Uma pesquisa Ibope, divulgada em 2013, diz que 1/3 dos brasileiros com mais de 16 anos nunca foi ao oftalmologista, então nem sabem se possuem a doença de forma leve ou tendência hereditária de adquiri-la. A mesma pesquisa destaca que glaucoma, que é uma doença silenciosa, atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, o que representa cerca de 1 milhão de pessoas. O risco de desenvolver a doença chega a triplicar após os 70 anos. 

Neste momento de pandemia, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), destaca que há uma preocupação muito grande com a expansão do Glaucoma. De acordo com a entidade, o número de exames para detecção precoce de glaucoma caiu 30% devido à diminuição da quantidade de pacientes que vão às unidades de saúde.  O CBO enfatiza que a doença é principal causa de cegueira evitável. Um Levantamento feito pela entidade mostra que quase 1,6 milhão de exames com essa finalidade diagnóstica deixaram de ser feitos somente no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo os dados, pelo menos 6,7 mil procedimentos cirúrgicos que poderiam reverter e tratar a doença, também deixaram de ser feitos em 2020.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Com emenda de R$ 100 mil para reforço da estrutura, Amélio Cayres participa da abertura da temporada de praia em Caseara

Dando início a agenda do veraneio no Tocantins, o presidente da Assembleia...

Cultura e tradição: presidente Amélio Cayres celebra 34 anos de Recursolândia e prestigia Cavalgada em Goiatins

Valorizando a cultura e as tradições do interior tocantinense, o presidente da...