Tocantins - 24/04/2024 - 23:24

Folha do Jalapão

Recenseadores enfrentam dificuldades para aplicar questionários na primeira semana do Censo 2022

Postado em 09/08/2022

Alguns moradores se recusam a receber os agentes do IBGE. Equipes também encontraram muitas casas vazias na primeira semana.

Uma semana após o início visitas, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão enfrentando dificuldades para aplicação do questionário do Censo 2022. Muitos moradores se recusam a receber as equipes, que também encontram casas vazias.

“O morador às vezes vê e não quer abrir. Ou um síndico às vezes impossibilita a gente de entrar. Então a gente precisa mesmo que as pessoas entendam a importância de deixar que o recenseador entre dentro do domicílio”, disse a agente censitária Laureana Barbosa.

Ao todo, 1.374 recenseadores vão passar em todas as residências do Tocantins até o dia 31 de outubro deste ano. Só aqui na capital são 256 profissionais.

Quando não encontram nenhum morador, os recenseadores deixam um bilhete avisando quem é o profissional que está responsável pela região e um telefone para contato, para que a pessoa possa agendar a visita.

As ações estão acontecendo simultaneamente em todos os municípios do Brasil e a pesquisa vai trazer um retrato sobre as condições de vida dos brasileiros, além de contabilizar qual a quantidade de habitantes.

(G1-TO)

Compartilhe no:

Relacionados