Reforma da UPA Norte em Palmas começa com desativação da cozinha

por Wenina — 13/01/2025 às 23:17 — em Cidades

Semus informou que agora a alimentação está sob responsabilidade de uma empresa especializada; conforme Diário Oficial de Palmas, mais de 32 mil refeições serão fornecidas por mês

Com término previsto para o segundo semestre deste ano, a reforma da Unidade de Pronto Atendimento Norte José de Souza Dourado (UPA Norte) começou com a desativação da cozinha para adequação. De acordo com a prefeitura, o refeitório recebeu pintura nova e a expectativa é que toda a unidade seja contemplada. Neste primeiro momento, o almoxarifado foi reorganizado e recebeu novas prateleiras. Ainda de acordo com o Executivo Municipal, a UPA ganhará um novo consultório médico para ampliar a capacidade de atendimento de cinco para seis salas. As obras tiverem início no dia 9 de janeiro.

Reestruturação da alimentação

Com a desativação da cozinha da UPA Norte, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou a requisição administrativa de uma empresa especializada para fornecer refeições prontas. O serviço atenderá o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD III), o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as UPAs Norte e Sul.

De acordo com a Portaria publicada no Diário Oficial da quinta-feira, 9, serão fornecidas mensalmente 32.490 refeições, que incluem café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. A substituição permanecerá em vigor até que a Semus reestruture o serviço, anteriormente realizado na UPA Norte.

Doação

Os produtos alimentícios perecíveis congelados que estavam na cozinha da UPA Norte foram doados para a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, foram doados 287 quilos de alimentos, distribuídos em carne suína, bovina, avina, polpas de frutas e mandioca. A Vigilância Sanitária (Visa) de Palmas realizou fiscalização na sexta-feira, 10, e atestou a qualidade dos produtos.

Decisão de reforma

Em visita à UPA Norte no último dia 8, o prefeito Eduardo Siqueira determinou o início imediato da reforma e a reestruturação dos serviços. A prioridade pela cozinha foi motivada pela identificação de irregularidades nos protocolos sanitários, como cruzamento de fluxos entre setores incompatíveis, equipamentos deteriorados que exigem manutenção ou descarte, e condições inadequadas no refeitório.

A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, destacou que um plano de ação foi elaborado para garantir que a reforma seja conduzida sem impactar o atendimento aos pacientes nem as condições de trabalho dos profissionais. “Estamos comprometidos em oferecer uma saúde de excelência, que coloque as pessoas no centro do cuidado. Para isso, a reestruturação da rede de atendimento em Palmas é essencial. Nosso objetivo é transformar o sistema de saúde da cidade, implementando práticas humanizadas e eficientes, que atendam às demandas da população com respeito, dignidade e qualidade. Essa reforma é mais um passo nesse caminho”, detalhou.

Fonte: T1-Notícias

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas distribui quatro mil mudas de alface às hortas comunitárias da região norte

No dia 12 de agosto foram distribuídas duas mil mudas na região...

Prefeitura de Palmas incentiva aleitamento materno com palestras gratuitas em unidades de saúde

Para incentivar gestantes e puérperas a amamentar bebês até, pelo menos, os...