RIO SONO: Consultas e exames realizados no Novembro Azul somam mais de 150 atendimentos
Postado em 29/11/2024
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu consultas com urologista, além de exames para a detecção de câncer de próstata
Em Rio Sono as ações que compõem o Novembro Azul, mês que faz um alerta sobre a prevenção do câncer de próstata e saúde masculina, vão além da teoria: elas chegam na prática para os homens acima de 40 anos. Neste mês, mais de 150 atendimentos foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, entre exames e consultas, inclusive com médico urologista.
Na noite desta quinta-feira, 29, ocorreu o ápice da campanha, com atendimentos médicos e palestras na Unidade Básica de Saúde da sede. Mais de 100 homens participaram de palestras e consultas. Na semana passada houve a coleta de exames de rastreamento, oportunidade aproveitada por quase 200 pacientes. A secretária municipal de Saúde, Tálita Martins, comemorou o sucesso da ação.
“Fizemos uma busca ativa para a realização dos exames, agora essas coletas foram mostradas para o urologista, que atendeu 105 pessoas acima de 40 anos. Nós priorizamos inclusive, alguns casos que tiveram alteração, sendo os primeiros a consultar. O médico especialista fez os exames e encaminhamentos. Nós precisamos ampliar cada vez mais a ação que foi um sucesso total. Atingimos o nosso objetivo, que é alcançar o número maior de homens possível”, comentou.
Tálita frisou, ainda, que a prevenção é a melhor via para a cura de possíveis casos da doença. “Esperamos que cada vez os homens venham se cuidar, porque a prevenção continua sendo o melhor remédio. Se chegou a idade, os homens devem estar procurando fazer os seus exames, fazer o seu acompanhamento, porque nós sabemos que o câncer de próstata é um dos que mais mata os homens”, complementou.
O momento contou, ainda, com palestra, do médico Maurício Martins, que falou sobre o câncer de próstata e saúde masculina. O urologista Victor Marques realizou os atendimentos e ressaltou que a ação da Prefeitura é essencial para buscar maior chances de cura aos pacientes. “Parabenizo pela iniciativa, estamos no mês de novembro, alertando sobre essa necessidade dos homens acima de 50 anos que precisam fazer seus exames, além de homens que tenham fatores de risco. Se você é homem e está nessa faixa etária, por favor, procure fazer a sua prevenção”, alertou o profissional.