RIO SONO: Escola Municipal José de Anchieta desenvolve projeto de incentivo à leitura no povoado Mansinha

por Wenina — 23/11/2022 às 15:09 — em Cidades, Destaques

O Projeto “Despertando o Gosto Pela Leitura” está sendo executado pela Escola Municipal José de Anchieta, localizada no povoado Mansinha, aproximando os estudantes das práticas de leitura

A leitura é chave que abre uma série de benefícios principalmente na educação básica. O gosto pelos livros é algo que precisa ser incentivado desde a primeira infância, com o acesso aos livros e desenhos. No município de Rio Sono, especificamente no povoado Mansinha, os estudantes da Escola Municipal José de Anchieta estão participando de um projeto que tem atraído o interesse pelos livros: “Despertando o Gosto Pela Leitura”.

As atividades na área da linguagem visam a atender os estudantes da educação infantil Pré-Escolar I, II e ensino fundamental de 1° ao 3° ano durante todo o ano de 2022, tendo como equipe realizadora a coordenação, estudantes, funcionários e professores.

O secretário municipal de Educação, José de Araújo, disse que os alunos têm recebido a oportunidade de diminuir o déficit adquirido durante o isolamento social. “O objetivo é fazer com que as crianças criem o gosto pela leitura e para que possam ter prazer em ler e interpretar. São ações que amenizam os prejuízos que as crianças tiveram durante o período de pandemia. Os professores estão se empenhando nisso”, comentou.

O objetivo é incentivar e estimular o prazer e o interesse, aproximando os estudantes das práticas de leitura, utilizando diversos livros em diferentes tempos e espaços, levando-os a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação, promovendo e incentivando o letramento, o gosto pela leitura e pelos estudos.

As atividades consistem em uma série de etapas, como a preparação do cantinho da leitura, rodas de leitura, reconto de histórias pelos estudantes, piquenique literário, varal de leitura, dramatizações, parlendas e outras atividades.

A idealizadora do projeto, professora Elizangela Sousa da Cunha Costa, afirmou que as atividades promovem o acesso ao acervo literário da escola, proporcionando práticas de leitura em uma perspectiva lúdica e interdisciplinar para melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar. “Acredito que estamos no caminho certo. A leitura é a porta principal para o nosso crescimento. Vejo que podemos fazer a diferença motivando nossos estudantes a buscar por novos conhecimentos através da leitura”, comentou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Sonho da casa própria ganha novo capítulo para moradores da zona rural de Novo Acordo

 Município foi contemplado com 20 unidades do Minha Casa, Minha Vida Rural;...

Moradores do Quilombo Barra do Aroeira comemoram anúncio de pavimentação da comunidade

Depois de décadas de espera, moradores da Barra do Aroeira comemoram a...