RIO SONO: Prefeita Valdéia Martins recebe estudantes da Rede Municipal em visita ao gabinete

por Jornal Folha do Jalapao — 26/09/2025 às 12:34 — em Cidades, Destaques

Ação faz parte de projeto executado pela Educação Municipal em parceria com a Receita Federal, buscando levar aos alunos maiores conhecimentos sobre arrecadação e aplicação de recursos públicos

A prefeita de Rio Sono, Valdéia Martins, recebeu estudantes do 5º ano A e B da Escola Municipal Tomás de Aquino em uma visita especial ao gabinete nesta quinta-feira, 25. A ação faz parte do Projeto Cidadania Fiscal, desenvolvido pela Educação Municipal em parceria com a Receita Federal, com o objetivo de promover a educação fiscal e despertar o senso crítico e cidadão nos alunos da rede pública.

Durante a visita, os estudantes realizaram uma entrevista com a prefeita, buscando compreender de forma prática e direta temas como: o que são os impostos, quem paga, quais são os principais tributos municipais, como são arrecadados e, principalmente, como esses recursos são aplicados no município.

A coordenadora pedagógica Magda Maciel destacou a importância da atividade.“Estamos trabalhando em parceria com a Receita Federal no Projeto Cidadania Fiscal. A entrevista com a prefeita municipal é uma das etapas do projeto. Os estudantes puderam dialogar diretamente com a gestora para entender melhor o funcionamento da arrecadação e aplicação dos recursos públicos. O objetivo é desenvolver o senso crítico do ser cidadão e o compromisso de cada um com o zelo pelos bens públicos”, explicou.

A prefeita Valdéia Martins foi receptiva com toda a equipe e respondeu às perguntas de forma clara e acessível, o que deixou os alunos bastante entusiasmados e satisfeitos com a visita.

Os estudantes estavam acompanhados pelo secretário municipal de Educação, José Araújo, e pelos professores José Martins Neto e Ivanilde Cardoso, que têm conduzido outras atividades integradas ao projeto, como visitas a prédios públicos, praças, avenidas, posto de saúde, entre outros espaços da cidade. Nas visitas, os alunos são orientados a observar os valores investidos nas obras públicas e entender como os impostos e demais recursos são aplicados na infraestrutura e nos serviços oferecidos à população.

Projeto

Uma próxima etapa do projeto será a visita ao comércio local, onde os alunos vão dialogar com comerciantes e aprender sobre a importância de exigir a nota ou cupom fiscal no ato da compra, entendendo esse ato como parte do exercício da cidadania fiscal.

O encerramento do projeto está previsto para o mês de outubro, com a aplicação de uma avaliação oficial elaborada pela Receita Federal, que será realizada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...