Rio Sono promove integração e valorização da Consciência Negra em amistoso no Povoado Brejo Fundo

por Jornal Folha do Jalapao — 21/11/2025 às 09:36 — em Cidades, Destaques

Evento voltado às crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência da Assistência Social abordou a temática antiracista

O município de Rio Sono viveu um dia de integração, celebração cultural e fortalecimento da identidade afro-brasileira durante o amistoso de futebol promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e pelo Cras Domingos Alves Lira, nesta quinta-feira, 20, povoado Brejo Fundo. A atividade fez parte das ações em celebração ao Dia da Consciência Negra, reunindo crianças, adolescentes, educadores e comunidade em um encontro repleto de esporte, cultura e aprendizagem.

Logo ao amanhecer as crianças e adolescentes participantes embarcaram com entusiasmo rumo ao povoado. Os visitantes foram recepcionados com alegria pelos times locais e pelo treinador e anfitrião do evento, vereador Ivoneide Rodrigues. A abertura do evento contou com uma apresentação do grupo de capoeira do SCFV, que transformou a quadra coberta em um palco cultural.

Embalados pelo som do berimbau, palmas e cantigas, os capoeiristas demonstraram golpes, defesas e movimentos característicos dessa manifestação que é, ao mesmo tempo, luta, dança e expressão histórica da resistência negra no Brasil, conduzidos pelo mestre de Capoeira Paulo Pinot.

Em seguida, com uma torcida animada com pompons e gritos de incentivo foram iniciadas as partidas. O primeiro jogo, entre crianças de 8 a 12 anos, terminou com vitória da equipe de Rio Sono por 2 x 0. Na disputa feminina, o time de Brejo Fundo levou a melhor, vencendo por 5 x 0. Já entre os adolescentes, a equipe anfitriã também saiu vitoriosa, com 3 x 0 no placar.

Apesar dos resultados, o objetivo principal do amistoso foi plenamente alcançado: promover integração, alegria e valorização cultural, além de fortalecer vínculos, estimular o trabalho em equipe, desenvolver a autoconfiança e incentivar uma convivência saudável. A atividade também reforçou o compromisso com a inclusão social e com o reconhecimento da identidade afro-brasileira.

O momento de confraternização foi coroado por um almoço coletivo oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Igualdade Racial de Rio Sono. O momento foi acompanhado pela titular da pasta, Valéria Martins Rodrigues Fonseca.

Ao retornar para a cidade, a coordenadora do SCFV, Rozivania Neres Rezende, fez um agradecimento emocionado ao entregar as crianças e adolescentes aos responsáveis. “Agradeço a todos os envolvidos que proporcionaram esse encontro às crianças. Foi uma viagem maravilhosa, pudemos perceber a alegria no rosto de cada um, e a alegria deles é a nossa alegria”, destacou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...