Tocantins - 14/11/2024 - 13:37

Folha do Jalapão

Rio Sono realiza 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

Postado em 13/11/2024

A abordagem da Conferência foi em relação às mudanças climáticas, tema que reflete a preocupação do prefeito Itair Martins em investir na preservação ambiental

O Município de Rio Sono realizou, nesta terça-feira, 12, a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa representa a preocupação da atual gestão com a responsabilidade ambiental da Prefeitura, que tem implementado diversas ações para preservar a fauna e flora, com investimentos em conscientização. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contou com a participação da sociedade civil.

O prefeito Itair Martins falou aos presentes na abertura e ressaltou a importância de a comunidade refletir coletivamente sobre a temática ambiental. “O que há hoje é um desequilíbrio da natureza, devido aos efeitos da ação humana. A nossa gestão tem investido na Brigada de Incêndio do Município, algo que poucas cidades fazem, que é de fato colocar em prática a sustentabilidade”, disse o gestor.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Nilza Lino, afirmou que o objetivo da conferência foi definir formas de enfrentamento às mudanças climáticas. “A intenção da conferência foi buscar, por meio dos eixos, uma maneira de enfrentarmos as mudanças climáticas que ocorrerão no mundo devido ao desmatamento, queimadas indevidas e todas as ações humanas que prejudicam a natureza”, salientou.

O evento contou com uma palestra do tenente-coronel Alves, da Defesa Civil Estadual, que abordou o tema central das mudanças climáticas. “É um tema crucial para qualquer discussão, pois o ser humano já avançou em muitas áreas, mas até hoje não se descobriu como sobreviver em outro planeta. Se nós não cuidarmos dele, não importa a economia ou outras áreas. Neste momento, está acontecendo a COP29, e o planeta está parando para discutir isso. Se não cuidarmos do meio ambiente agora, o que restará para as gerações futuras? Estamos no meio da mudança climática, e, após essa turbulência, enfrentaremos um novo normal”, alertou o palestrante.

Eixos


A Conferência contou com eixos temáticos, que dividiram os participantes em grupos para realizarem sugestões quanto aos temas: ‘Mitigação’; ‘Adaptação e Preparação para os Desastres’; ‘Justiça Climática’; ‘Transformação Ecológica’; ‘Governança’ e ‘Educação Ambiental’.

Compartilhe no:

Relacionados