Rio Sono realiza Mutirão de Combate à Dengue e reforça prevenção

por Wenina — 06/03/2024 às 09:28 — em Cidades, Destaques

Apesar de contar com poucos casos notificados, o Município busca prevenir e evitar um surto, como vem ocorrendo em grande parte do país

Manter os quintais limpos, eliminar o lixo a céu aberto, e evitar assim, o acúmulo de água, são ações simples e que impedem que o mosquito Aedes Aegypt se prolifere.  Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Rio Sono, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente, Transportes e Educação, realizou na manhã desta terça-feira, 5, um mutirão de limpeza.

Antes da chegada do dia, a equipe realizou uma vasta mobilização, solicitando que a comunidade recolhesse o lixo das casas e quintais e colocasse nas calçadas corretamente armazenado, para que os agentes de limpeza pudessem recolher. A ação mobilizou, além da equipe de Saúde, servidores de outras pastas e dos estudantes da Escola Estadual de Rio Sono e seus professores, que também contribuíram com a limpeza.

As equipes se encontraram na UBS II onde foram divididas, de forma que todas as ruas da cidade fossem contempladas com a limpeza. Foram realizadas a coleta e a conscientização referentes aos cuidados, como explicou o coordenador de Atenção Básica, Lucas Noleto. “A gente sabe que o Brasil está vivendo uma epidemia de dengue com quase 2 milhões de casos e quase 200 mortes. Prevenir a dengue é papel de todos, a população precisa ter ciência disso, então estamos conscientizando que o lixo é recolhido às segundas, quartas e sextas, e fizemos esse alerta”, disse.

As secretárias municipais de Meio Ambiente, Nilsa Lino, e de Saúde, Tálita Martins, participaram do momento. De acordo com Tálita, o objetivo foi orientar a população para a luta contra a dengue. “Sabemos que os casos estão se alastrando rapidamente, se tornando uma epidemia no Brasil. No Tocantins temos muitos casos, apesar de a vacina ter chegado em nosso Município, foram somente 180 doses para crianças de 10 e 11 anos, mas é preciso fazermos essa conscientização para a comunidade e prevenir. Conforme as autoridades de saúde a nível estadual e federal, o pico da dengue ainda não chegou, será de março para abril, então essas pessoas que participaram serão multiplicadoras em suas casas”, afirmou.

Tálita disse ainda que a equipe constatou um baixo número de focos na zona urbana. “A nossa cidade está de parabéns, pois pudemos observar poucos focos, pouca sujeira, então as pessoas entraram na campanha. As ruas estavam limpas, então todos estavam juntos pelo combate. Além disso, o mosquito pode disseminar outras doenças, então para este trabalho nós queremos contar com a comunidade, fazendo a limpeza em casa, no quintal, sem deixar recipientes que acumulem água. Deixo meu agradecimento a todos que participaram, a Escola Estadual, nossa equipe da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Meio Ambiente e equipe de limpeza. Esse trabalho é feito com a parceria de todos!”, declarou a secretária.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...