RIO SONO: Violência contra mulher e aleitamento materno são abordados em palestras

por Wenina — 26/08/2022 às 12:10 — em Cidades, Destaques

A campanha Agosto Lilás, que se refere ao enfretamento à violência doméstica, e Agosto Dourado, sobre a importância da amamentação, foram temas de roda de conversa com gestantes e puérperas, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde

Dois assuntos muito importantes para o público feminino foram abordados nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Sono: as campanhas Agosto Lilás e Agosto Dourado. Uma roda de conversa foi realizada nesta quarta-feira, 24, com gestantes e puérperas do município, conduzida pela equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde.

O coordenador de Atenção Básica, Lucas Gomes, acompanhou as orientações às participantes e reforçou que é importante envolver a comunidade com os temas propostos pelo Ministério da Saúde. “A abordagem a respeito do Agosto Dourado, como incentivo à amamentação, e o Agosto Lilás, como prevenção e combate à violência contra mulher, incluindo a comemoração dos 15 anos da Lei Maria da Penha, tem como objetivo orientar a população quanto aos cuidados necessários. A saúde tem o papel fundamental nesse processo do cuidado, e a Prefeitura de Rio Sono, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, busca incentivar esse processo de prevenção”, comentou.

Agosto Dourado

O tema relativo à amamentação foi tratado pela nutricionista Suellen Cristine, que enfatizou às mamães que o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que existe, e por este motivo, deve ser consumido de forma exclusiva pelo bebê durante os seis primeiros meses de vida.

“A amamentação não traz benefícios apenas para o bebê, prevenindo alergias, infecção entre outras doenças, mas também ajuda a aumentar o vínculo afetivo entre a mãe o filho, o que contribui para o bem-estar de ambos e para a sensação de realização das mulheres, minimizando, inclusive, as chances de depressão pós-parto. E esses não são os únicos benefícios para a saúde delas. O aleitamento materno pode fazer com que a sua perda de peso se torne mais rápida, pois o gasto de energia é maior, e reduzir os riscos de desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e cânceres de ovário e de mama. Por isso reforço a importância da amamentação, pois é um ato de amor”, explicou a nutricionista.

Agosto Lilás

O enfrentamento, prevenção e importância das denúncias contra a violência doméstica foram os temas abordados pela psicóloga Janaína Martins. “O Agosto Lilás tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar sobre o fim da violência contra a mulher. Trabalhar esse tema é de suma importância para a nossa população, uma vez que há mais de um tipo de violência, não somente a física, mas também a psicológica e verbal”, refletiu.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

SANTA TEREZA: Governador Wanderlei entrega ponto de internet via satélite do projeto Tocantins Conectado no Quilombo Barra do Aroeira

Ação realizada em Santa Tereza marca início da expansão da conectividade em...

Palmas ganha dois novos locais de votação e amplia estrutura eleitoral para 2026

A capital já contabiliza mais de 210 mil eleitoras e eleitores. Com...