SANTA TEREZA: Jovem Claudionor Lucas é ordenado primeiro padre quilombola de Barra do Aroeira

por Wenina — 28/08/2022 às 21:05 — em Cidades, Destaques, Sem categoria
Fotos: Izidório Guimarães photograph

Por Nayla Oliveira –

O menino quilombola que nasceu e cresceu no povoado é hoje motivo de orgulho. Aos 28 anos, Claudionor Rodrigues se tornou o primeiro padre do Quilombo

Os moradores de Santa Tereza do Tocantins, em especial da comunidade Barra do Aroeira, tiveram neste fim de semana um momento de muita emoção, alegria e celebração. O povoado teve, pela primeira vez, a ordenação sacerdotal de um filho da terra: Claudionor Lucas Rodrigues, 28 anos, que se tornou padre pela imposição do arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito, em uma missa realizada no ginásio da Escola Municipal Horácio José Rodrigues nesta sexta-feira, 26.

O menino quilombola que nasceu e cresceu no povoado é hoje motivo de orgulho e alegria para todos os moradores, em especial para seus pais, Isabel Rodrigues e Zacarias José Rodrigues, que presenciaram e observaram cada detalhe da cerimônia religiosa.

Os moradores da comunidade e da cidade de Santa Tereza participaram da ordenação lotando o ginásio, assim como muitos visitantes de outras localidades e da capital, Palmas. A missa foi seguida por uma confraternização, quando os moradores e visitantes presentes puderam parabenizar o novo padre.

Emoção


Claudionor falou da alegria em ter tido o discernimento vocacional e poder ter chegado a um momento tão importante como cristão, sendo o primeiro padre ordenado do município. “Para mim é motivo de muito orgulho e felicidade, um sentimento também de preocupação em seguir o que a Igreja pede e ensina, que pelo meu testemunho e exemplo muitos outros jovens irão querer ter a graça de ser sacerdote, e para isso eu preciso ter uma coerência, configurar a minha vida com o chamado de Deus”, descreveu.

O novo padre celebrou também sua primeira missa no povoado no sábado, 27, na capela de São Domingos de Gusmão, que contou com a presença do pároco de Santa Tereza, Agnaldo Alves, além dos párocos de Lagoa do Tocantins, José Ney, de Mateiros, Josemilson Temóteo, e do bispo de Bom Jesus do Gurguéia, do Piauí, Dom Marcos Tavoni.

A emoção em celebrar sua primeira missa transbordou no olhar do religioso. “Foi um momento único e sublime na minha vida, com a presença dos moradores da comunidade, pessoas públicas, e foi também a oportunidade de pedir a Deus pela minha cidade na minha primeira missa. Que Deus possa abençoar a cada pessoa que vive ali, dando perseverança naquilo que todos querem alcançar”, revelou Claudionor.

A gratidão é um sentimento que ele carrega no coração, já que contou com a união de toda a comunidade para que ocorresse a ordenação no município. “Tive a ajuda de muitas pessoas, da Prefeitura, autoridades públicas e amigos também, e por isso sou eternamente grato a cada um”, disse.

Alegria


Assim como outras autoridades municipais, o prefeito Antônio Campos prestigiou a ordenação ao lado da primeira-dama Alice Lourenço e falou da alegria em ver o sonho realizado para o jovem. “Queremos parabenizar Barra do Aroeira por esse presente, e também ao Claudionor, que superou muitas dificuldades e agora vai se doar pelas pessoas. Que Deus possa abençoá-lo neste novo ciclo que se inicia em sua vida”, disse o gestor.

Quem pôde acompanhar a trajetória do novo padre se emociona ao relatar os desafios encontrados por ele, como o diácono do município, Neto Abreu. “É gratificante para toda a Paróquia de Santa Tereza, uma grande alegria poder estar celebrando e colhendo esse fruto, esse jovem que decidiu dar sua vida para Deus. Ele foi coroinha da comunidade Barra do Aroeira e sentiu essa vocação. Saiu daqui para estudar e passou por muitas dificuldades, mas com a graça de Deus conseguiu chegar à ordenação. O pai que dá um filho para Deus sente uma grande alegria e nós vimos essa emoção nos olhos dos pais dele. Que Deus possa iluminar os seus passos e que o Espírito Santo possa conduzi-lo”, descreveu o diácono.

Ex-professora, a moradora da cidade de Santa Tereza, Vera Lucia Oliveira disse que Claudionor foi um bom aluno e teve a humildade como sua marca principal. “Ele sempre foi muito esforçado, humilde e sempre dei muita força como professora, para a sua vocação. O que vemos é um grande carinho com os pais dele, e a humildade, sempre presente em seu jeito de ser”, comentou.

Trajetória


Claudionor iniciou sua vida vocacional ainda na comunidade atuando como coroinha, mas a confirmação correu em um retiro espiritual de carnaval, na cidade de Miracema, quando adolescente. “Os meus encontros vocacionais só confirmaram o desejo do meu coração. Minha família sempre me apoiou nesta decisão”, afirmou.

O jovem começou sua trajetória no seminário em 2013, como seminarista menor, iniciando também os estudos do ensino médio. Em seguida foram cursadas as faculdades de filosofia e teologia, necessárias para os estudos sacerdotais, que foram finalizados em 2021. A ordenação diaconal foi em fevereiro de 2022. A função sacerdotal será cumprida pelo padre Claudionor na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Palmas.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

PALMAS: Prefeito em exercício pastor Carlos Velozo reúne secretariado, retoma entrega de praças e pede tranquilidade

Reunião aconteceu na manhã desta segunda, 30 Descrição: Reunião aconteceu na manhã...

Cafundó do Brejo e Matutos da Noite levam principais prêmio do Arraiá da Capital de 2025

O Arraiá da Capital de 2025 chegou ao fim depois de muita...