SANTA TEREZA: Alunos da Rede Estadual retornam às aulas presenciais


As aulas presenciais do Colégio Estadual Professor Manoel Silvério Dourado tiveram retorno nesta quarta-feira, 18, após quase um ano e meio de pandemia. Os alunos estão tendo aulas em formato híbrido, que ocorrem a cada semana com grupos divididos de forma escalonada.

O tão sonhado retorno das aulas presenciais já é realidade na Escola Estadual Professor Manoel Silvério Dourado, em Santa Tereza do Tocantins. Os alunos foram recepcionados pela equipe educacional nesta quarta-feira, 18, com muita alegria, entusiasmo e demonstração de muita saudade.

O retorno ocorreu após a autorização devida, tanto por parte do Governo do Estado como do Poder Público Municipal, que avançou na vacinação e conta com baixo número de casos de pessoas contaminadas. Além disso, em uma reunião na semana anterior a maioria dos pais aprovou a volta às aulas.

Cerca de 200 alunos fazem parte do quadro de estudantes da Unidade Escolar, entre o 8º ano e 3ª série do ensino médio. No primeiro dia de aula a Escola recebeu 41 alunos, já que o formato adotado é o ensino híbrido. As turmas foram divididas entre A e B, sendo que a cada semana os grupos se intercalam entre aulas presenciais e atividades remotas. Os pais puderam ainda optar por aderir ou não ao retorno presencial.

A diretora da Escola, Flaviane Pereira de Oliveira Carvalho, fala do sentimento de alegria e gratidão em poder finalmente estar ao lado dos alunos com a devida segurança. “Fechamos a escola para os alunos, mas o setor administrativo e professores continuaram a trabalhar normalmente. Já estávamos sem as aulas há 1 ano e meio e tivemos muito prejuízo na área educacional”, disse.

“Por isso o sentimento hoje é de gratidão, porque pudemos ver nos olhos dos alunos que eles estavam querendo isso há um bom tempo, percebemos a vontade deles de querer voltar, a saudade, e conseguimos voltar com esse sentimento, que estávamos esperando por esse momento há algum tempo, de poder estar vendo os alunos aqui na escola, com o professor, esse retorno está sendo muito gratificante”, completou.

A diretora procurou a Gestão Municipal para buscar autorização para o início das aulas presenciais que estavam suspensas por meio de decreto. A escola tem ainda a autorização da Comissão Local de Segurança em Saúde e Prevenção a COVID-19 (COLSAÚDE), que é composta por representantes de pais, professores, aluno. Representante da saúde e do conselho tutelar.

Protocolos

Para o retorno com segurança e cumprindo com os devidos protocolos sanitários, a escola adquiriu uma máquina de sanitização, procedimento que acontecerá a cada sábado. A unidade está ainda obedecendo todos os protocolos de segurança em saúde que foi enviado pela Secretaria Estadual de Educação.

“Quando os alunos chegam na escola é medida a temperatura, todos receberam máscaras de tecido, tem o lavatório com papel toalha e sabão liquido para a lavagem das mãos no momento em que chegam. Na sala de aula fizemos a divisão das cadeiras com distanciamento e dispenser de álcool em gel” comenta Flaviane.

Outro aspecto analisado para o retorno foi a vacinação. A equipe da unidade escolar já tem 100% dos professores vacinados com a segunda dose. A expectativa é que todos os alunos possam aderir ao retorno e que as aulas possam também alimentar os estudantes com o desejo de continuar a aprender, dentro das normas estabelecidas.

Momento de oração com toda a equipe, antes de receber os alunos, agradecendo a Deus e pedindo a proteção de Deus sobre a equipe escolar e a proteção dos alunos e seus familiares

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *