Tocantins - 24/06/2024 - 12:26

Folha do Jalapão

SANTA TEREZA: Assistência Social e órgãos parceiros realizam palestras em alusão ao Maio Laranja

Postado em 20/05/2024

A ação repassou importantes conhecimentos aos pais, responsáveis, professores e alunos sobre a necessidade de reconhecer possíveis situações de abuso sexual de vulneráveis

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Santa Tereza do Tocantins, em conjunto com o Cras, Conselho Tutelar, Creas e Conselho dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente realizou uma ação de alerta sobre o Maio Laranja. Foram realizadas palestras sobre o tema na Escola Municipal Francisco de Sousa Barros, localizada na zona urbana, e na Escola Municipal Horácio José Rodrigues, na Comunidade Quilombola Barra do Aroeira.

As palestras ocorreram no dia 16, quinta-feira, antevéspera do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os estudantes foram alertados, de forma lúdica, quanto a reconhecer quando alguém realiza importunações de cunho sexual, e a forma correta de denunciar. Elas receberam um lápis com a flor-símbolo do movimento Maio Laranja.

Já os pais foram alertados de forma mais ampla, quanto a identificar o comportamento de abusadores e proteger os filhos dos casos. As especificações foram abordadas pela coordenadora do Cras, Wellienay Nascimento. “Na palestra noturna para os pais a linguagem foi mais aberta e adulta conforme a idade e entendimento do público adulto. Trabalhamos a prevenção para que os responsáveis fiquem atentos aos sinais de abuso bem como o perfil dos abusadores e falamos sobre as penalidades em casos de abuso”, frisou.

A parte noturna com os pais foi encerrada com um lanche servido a todos.

Compartilhe no:

Relacionados