SANTA TEREZA: Câmara Municipal inicia Ano Legislativo solicitando melhorias ao Poder Executivo

por Wenina — 27/02/2024 às 11:09 — em Cidades, Destaques

Os trabalhos legislativos foram iniciados pelo presidente Jonas Barreira com a presença dos vereadores e do prefeito Antônio Campos. Os parlamentares apresentaram demandas da população

O presidente da Câmara Municipal de Santa Tereza do Tocantins, Jonas Barreira, abriu os trabalhos do ano legislativo de 2024 em sessão plenária na noite desta segunda-feira, 26. A abertura contou com um atraso durante o mês devido a algumas melhorias realizadas no plenário, que modificaram o aspecto visual do ambiente, e que foram ressaltadas pelo presidente e elogiadas pelos parlamentares.

A sessão contou com a presença do prefeito Antônio Campos, além dos vereadores João Leite, Carlos de Camilo, Jurimar Rodrigues, Waltherluso de Paula, Severino Cirqueira, João Lourenço e Domingos Andrade. Os trabalhos foram iniciados com as boas-vindas do presidente, além de uma leitura bíblica e oração conduzida pelo pastor Warley Barreira.

Solicitações

Houve a apresentação de um requerimento do vereador Carlos de Camilo, solicitando a manutenção na iluminação pública do município. “O motivo desse requerimento é porque se encontram em vários lugares postes sem lâmpadas, inclusive na pista de corridas de cavalos, então venho pedir ao senhor prefeito para trocar as lâmpadas e limpar a pista para que as pessoas possam fazer as caminhadas e exercícios, que providencie o mais rápido possível para melhorar a vida do povo”, pontuou.

O vereador Jurimar Rodrigues foi enfático ao pedir soluções quanto aos reparos nas estradas vicinais e limpeza da Comunidade Barra do Aroeira, além da reforma da quadra de espores.

“Agradeço a Deus pela oportunidade, por esse ano de 2024. Que bom o prefeito estar aqui, pois quero falar sobre a situação da estrada vicinal na região rural do Brejo Grande, e expressar uma indignação grande por este planejamento, o povo não merece a situação que está lá. Os alunos estão perdendo aula, e quem vai repor? Peço ao senhor prefeito, porque está intransitável em alguns pontos. Outra indignação é sobre a quadra da Barra do Aroeira, porque o ginásio não está servindo à noite, só durante o dia, pois precisam trocar algumas lâmpadas. Já pedi bastante, porque não temos uma praça. A iluminação do campo aqui da cidade também não está funcionando”, frisou Jurimar. 

Severino Cirqueira reforçou a necessidade de contratação de um operador de máquinas para que a manutenção das vias rurais seja realizada com maior eficácia.

“Tem sido cobrado desde o início a contratação do operador, temos duas motoniveladoras, o município é pequeno, é uma profissão valorizada, então faz uma contratação temporária mesmo, para depois ficar só os reparos. O patrolamento começar agora no período chuvoso é complicado. Tenho certeza que o prefeito vai tomar providência nesse sentido e é o mínimo que a gestão tem que dar ao cidadão de bem, a condição de ir e vir tranquilamente. Estamos aqui para dar o nosso melhor e pode contar sempre conosco. Também reforço o requerimento do vereador Carlos de Camilo, espero providências o mais rápido possível”, ressaltou Severino, que voltou a pedir informações quanto aos recursos para os reparos na Rua Ceará.

O parlamentar Waltherluso de Paula falou sobre o pagamento do piso salarial dos professores e reforçou o pedido dos vereadores anteriores. Ele ainda solicitou do gestor informações sobre as usinas de energia solar instaladas no Município e quanto às parcelas do Finisa.

“Começamos esse ano e esperamos que seja de muita alegria e trabalho. Parabenizo o vereador Carlos pelo requerimento, o prefeito está aqui e esperamos que seja atendido o mais rápido possível. Também tenho uma preocupação com essas estradas, já começou o ano letivo e tenho uma preocupação também com nossos servidores públicos, principalmente na área da educação, os professores. Nossos professores tem que ser valorizados, toda classe de funcionário público, e é direito de eles receberem o piso”, comentou Waltherluso.

João Lourenço reiterou o pedido de manutenção das lâmpadas do estádio de futebol e de manutenção das estradas. “Agradeço a Deus por estar aqui novamente para solicitar as demandas do nosso município. Recebemos cobranças de todos os lados, e sobre o esporte nem se fala, o que recebemos de pedidos quanto às luminárias. Temos um ótimo estádio de futebol, mas está pecando naquelas luminárias e temos que falar a verdade. Estamos aqui para cobrar e fiscalizar, pois não podemos executar”, disse.

O vereador Domingos Andrade expressou questionamentos sobre a zona rural.  “Que esse seja um ano de muito sucesso pra o município. Nosso papel é cobrar e fiscalizar. Fui procurado por vários chacareiros na região Najá, pois foram abertos poços pela ATS e até agora nunca foram instalados. Quero saber do prefeito quais as providências quanto a isso”.

O parlamentar João Leite respondeu aos colegas sobre a situação das vias rurais “Em relação aos vários comentários das estradas, todo ano o município é patrolado, esse ano ficou uma via sem arrumar porque a ponte do local não sustenta a máquina, mas todo ano a gente faz tudo. O inverno esse ano foi diferente, o prefeito já autorizou a gente a começar, mas máquinas dão muito problema e para comprar cada peça tem um processo para andar, e elas quebram”, explicou.

O presidente Jonas Barreira destacou a iniciativa dos demais vereadores em solicitar melhorias e fiscalizar. No entanto ele comentou sobre melhorias executadas pela Gestão.

“A gente é cobrado e temos que cobrar, então parabéns aos colegas pelas reivindicações. As luminárias do campo realmente é uma demanda que a gente precisa sanar, esperamos que resolva o mais rápido possível e com segurança. Parabenizo o prefeito, sei que tem cobranças, mas tem as benfeitorias, como a reforma do cemitério que está sendo feita, foi cobrada por todos nós, as calçadas na avenida João Pires, a conclusão da iluminação da Avenida Manoel Silvério Dourado e a gente só agradece por estar atendendo essas demandas. Estamos de cabeça erguida, mas vamos fazendo o nosso trabalho e assim e nosso município vai só crescendo”, disse o presidente.

Ao usar a tribuna o prefeito Antônio Campos respondeu aos questionamentos dos vereadores. “Fomos eleitos para isso e concordamos com tudo que vocês falaram e nosso objetivo é tentar resolver o mais rápido possível. Quanto à Rua Ceará, nunca tivemos acesso ao recurso dela, foi destinado pelo deputado federal Vicentinho Junior, inclusive vocês podem cobrar dele, pois já está licitada. Temos muita burocracia e vamos fazer um levantamento sobre as lâmpadas e vamos fazer esses reparos. Quanto às estradas já diagnosticamos, estávamos com um problema com a retroescavadeira e pá- mecânica. São máquinas pesadas que muitas vezes até atolam. Temos que esperar enxugar um pouco e rota escolar é nossa prioridade”, disse o gestor.

Antônio Campos falou ainda sobre os reparos nas lâmpadas do Estádio e garantiu que tem colocado esforços para economizar recursos para manter em dias a folha de pagamento dos servidores.

O presidente Jonas finalizou a sessão abordando, em conjunto com os demais vereadores, a necessidade de contratação de um zelador para a Comunidade Barra do Aroeira. Ele desejou um 2024 produtivo a todos e reiterou que espera um ano de trabalho e melhorias para o Município.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...