SANTA TEREZA: Conselheiros tutelares são diplomados para os próximos quatro anos

por Wenina — 11/01/2024 às 11:37 — em Cidades, Destaques

Os conselheiros tutelares têm a responsabilidade de zelar pela garantia de direitos fundamentais, como educação, saúde, além de garantir a proteção contra a violência e ameaças aos direitos de crianças e adolescentes

Os cinco novos conselheiros tutelares de Santa Tereza do Tocantins tomaram posse na noite desta quarta-feira, 10, em cerimônia de diplomação realizada na Câmara Municipal. Os eleitos em votação, que ocorreu no dia 1° de outubro de 2023, cumprirão mandato de quatro anos.

A cerimônia empossou como novos membros os conselheiros titulares Cleiton Alves de Amorim, Elizabeth Castro Machado, Bonfim Diomar Ribeiro, Aline Batista Rios e Elisabete Ana Fernandes Rodrigues da Silva, além dos suplentes Aleixa Maria Rodrigues Neta da Silva e Fenelon Freire Pinto.

Durante o evento a mesa de honra foi composta pelo prefeito Antônio Campos e primeira-dama Alice Lourenço, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Roberto Campos, além do presidente da Câmara Municipal, Jonas Barreira.

A cerimônia contou ainda com a presença da secretária executiva do CMDCA, Ana Lucia Batista de Oliveira, ex-presidente do CMDCA, Cleuzimar Soares, Comissão Especial do Processo de Escolha do Conselho Tutelar Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e diretor da Escola Municipal Horácio José Rodrigues, Jucimar das Dores.

Posse

Ao declarar empossados os novos membros, o presidente do CMDCA, Roberto Campos, destacou que a missão do colegiado é essencial para acolher as denúncias de violências, maus-tratos e exploração sexual.

“Que trabalhem com descrição, paciência, atenção, dedicação, empenho, respeito, seriedade, sabendo que vocês são a porta de entrada para a proteção aos direitos das crianças e adolescentes, garantam as medidas protetivas, atendam e aconselhem os pais ou responsáveis e conscientizem de seu papel com seus filhos. Que possamos juntos fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes, tais como: gestão municipal, conselho tutelar, CMDCA, Ministério Público, judiciário, segurança pública, assistência social e profissionais da educação”, frisou Roberto.

Já o prefeito Antônio Campos parabenizou os novos membros e colocou a Gestão Municipal à disposição. “Desejamos um bom trabalho a cada um, todos aqui passaram por um processo eleitoral e tiveram a oportunidade dada pela sociedade, então que possam exercer esse trabalho da melhor maneira possível”, disse.

O presidente da Câmara Municipal, Jonas Barreira, também desejou um bom trabalho aos integrantes. “A expectativa para estes quatro anos é positiva, pois acreditamos que a Gestão Municipal atenderá as demandas para melhorar as condições essenciais de prestar os melhores serviços em defesa de crianças e adolescentes”, comentou.

Satisfação

A leitura do termo de posse foi realizada pela conselheira Elizabeth Castro, que foi reconduzida ao cargo e comemorou a conquista. “Agradeço a população e amigos pelos 140 votos na qual fui eleita para a função de conselheira tutelar e dizer que vou fazer valer. Quero dizer aos meus novos colegas de trabalho que gosto de trabalhar em equipe e que com um trabalho em equipe e com compreensão temos tudo para obter sucesso”, ressaltou.

O conselheiro Cleiton Alves realizou o juramento. Ele também foi reconduzido e agradeceu a oportunidade. “Quero agradecer os 297 votos, agradecer o presidente do CMDCA, Roberto Campos, e agradecer a minha família na pessoa do meu pai, o senhor Paulino. Irei honrar com absoluta prioridade no exercício como conselheiro tutelar, cumprindo o estatuto da criança e do adolescente, estatuto esse que nos rege”, finalizou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...