Tocantins - 19/08/2022 - 05:51

Folha do Jalapão

Santa Tereza do TO abre cadastro cultural para artistas participarem de edital da Lei Aldir Blanc

Postado em 19/11/2021

Os artistas podem realizar os cadastros na Prefeitura até o dia 26. Após a validação da solicitação, os participantes deverão apresentar uma proposta para o recebimento do auxílio emergencial com recursos disponibilizados pela Lei Aldir Blanc.

O município de Santa Tereza abriu nesta sexta-feira, 19, o Cadastro Cultural dos artistas locais, para que possam receber o auxílio emergencial financeiro disponibilizado pela Lei Aldir Blanc (nº 14.017/2020). A Prefeitura disponibiliza recursos para a classe artística após ter elaborado um Plano de Ação e ter protocolado junto à Plataforma Brasil.

Assim, o Governo do Estado fez o repasse aos municípios e a Prefeitura editou uma portaria habilitando servidores municipais a avaliar o cadastro dos artistas. O município recebeu o valor de R$ 36 mil que serão disponibilizados para ações e movimentos ligados à arte e à cultura local.

O cadastramento poderá ser realizado a partir desta sexta-feira, 19, até o dia 26 deste mês, e pode ser feito por artistas que tenham sido impactados pela pandemia, como apresentações de danças folclóricas, músicas, cantores, artesanato, fotografia, vídeos, pintores e demais áreas ou segmentos  servidores públicos não podem participar.

A partir do dia 29, os cadastros que forem validados pela comissão poderão participar do Edital de Fomento a Projetos e Ações Culturais, que será lançado após a homologação. Os artistas deverão apresentar uma proposta à Prefeitura, enfatizando como o recurso liberado será utilizado.

O prefeito Antônio Campos ressaltou que esta é uma oportunidade única que visa a ajudar os artistas e fomentar a cultura local. “Muitas pessoas possuem muitos talentos, muitas formas de apresentar a arte a cultura em nossa cidade, mas não têm condições, e foram também afetados pela pandemia. E este recurso vem para incentivar o fomento das nossas tradições culturais, e ajudar financeiramente. Então desejamos a nossos artistas e artesãos, que aproveitem essa oportunidade e busque fazer o cadastro”, comentou o prefeito.

Os cadastros devem ser feitos de forma presencial na Prefeitura, com documentos pessoais, dados bancários e comprovação de residência no município.

Compartilhe no:

Relacionados