SANTA TEREZA DO TO: Prefeitura realiza melhorias nas escolas municipais para possível retorno às aulas presenciais

por Wenina — 09/08/2021 às 16:28 — em Cidades, Destaques

A Prefeitura de Santa Tereza do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já executou diversas melhorias na infraestrutura das unidades escolares das zonas urbana e rural, e está realizando planejamento para um possível retorno das aulas presenciais ainda neste ano.

O Sistema Municipal de Ensino de Santa Tereza do Tocantins recebeu recentemente diversas melhorias em infraestrutura executadas pela Prefeitura, para o possível retorno das aulas presenciais. O prefeito Antônio Campos tem priorizado a área educacional que mais tem sofrido durante a pandemia, devido a recomendação para suspensão das aulas presenciais, mesmo com o esforço dos professores em realizar as atividades remotas.

Atualmente, o Sistema de Ensino conta com aproximadamente 511 alunos em duas escolas, sendo uma na área urbana e uma na comunidade Barra do Aroeira, que atendem alunos na educação infantil (anos iniciais) e anos finais do ensino fundamental.  A Gestão Municipal executou reforma e adequações na Escola Municipal Francisco de Souza Barros, Escola Municipal Horácio José Rodrigues (Barra do Aroeira) e extensão da Creche Primeira-Dama Creuza Pereira Campos.

Foram realizadas troca de janelas, reposição de vidros, Instalações de pias, pintura geral das unidades e reforma dos banheiros das Escolas. Também houve aquisições de mesas e cadeiras para os professores e de bebedouro, sendo que estes itens ainda serão entregues.

Retorno das aulas

A secretária Municipal de Educação, Lucileide Barros Lima, reforça que para o retorno das aulas presenciais é necessário que o comitê responsável emita um parecer favorável, além da necessidade da autorização dos pais ou responsáveis. “A nossa previsão de retorno é para setembro, tendo o parecer favorável às adequações feitas para a volta às aulas. Para isso, os pais também deverão assinar um documento autorizando o retorno presencial dos alunos. Aqueles que não forem autorizados continuarão sendo atendidos de forma remota. No entanto o formato a ser utilizado para o retorno das aulas ainda será definido”, afirmou.

A secretária destacou ainda o reconhecimento quanto esforço dos professores para as atividades remotas. “Os professores se desdobraram neste período de pandemia, com as atividades impressas, assistência via WhatsApp mandando vídeos explicativos, então o trabalho dobrou para os professores e isso foi fundamental. Apesar do formato remoto os alunos não ficaram desassistidos”, disse a secretária.

O diretor da Escola quilombola Horácio José Rodrigues, Geraldo Diógenes, enfatizou que há grande expectativa por parte de todos para o retorno das aulas. “A comunidade e os alunos estão ansiosos para o retorno das aulas. Estamos aguardando a definição da direção, mas também sentimos falta dos alunos em nossa escola. Voltamos às atividades não presenciais em formato remoto com a entrega para os alunos. Nossa escola recebeu nova pintura e também vai receber outras melhorias na parte de infraestrutura”, disse. 

Já o diretor da Escola da zona urbana, Pedro Lourenço dos Santos, reitera que os casos de pessoas com coronavírus tem diminuído, o que tem causado solicitação dos pais para o retorno. De acordo com o diretor, a equipe enviou um termo de autorização para os pais dos alunos da Escola Municipal Francisco de Souza Barros, e obteve o seguinte resultado com o levantamento: 37,17% dos pais autorizam o retorno no modelo da pedagogia da sala de aula invertida; 36,63% não autorizam os filhos a terem as aulas presenciais; e 26,2% dos pais não responderam ao questionamento.

“Acredito que podemos estar voltando com a expectativa de início para setembro. Como diretor acredito que como tudo está funcionando, e só as escolas não, e os profissionais da educação já estão vacinados, então nossa expectativa é para o retorno porque os alunos já tiveram um prejuízo irreparável nestes quase dois anos. Estamos adaptando as escolas e a Secretaria está fazendo os reparos necessários”, conclui o diretor.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

PALMAS: Setor Jardim Laila recebe melhorias nos serviços de infraestrutura urbana

Ação faz parte da Operação Palmas Bem Cuidada para resolver problemas estruturais...

Prefeitura de Palmas leva estudantes ao cinema em ação educativa sobre proteção animal

Primeira Mostra Animal reúne cultura, educação e bem-estar para sensibilizar crianças da...