Tocantins - 19/04/2024 - 03:18

Folha do Jalapão

SANTA TEREZA DO TO: Reunião é realizada para reestruturação do Conselho Municipal de Meio Ambiente

Postado em 07/05/2021

Os novos integrantes do Conselho se reuniram na Câmara Municipal para definir metas em relação ao meio ambiente no Município, bem como para a votação do Plano Municipal para 2021.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente do Município de Santa Tereza do Tocantins passou por uma reestruturação, já que o prazo para a atuação dos conselheiros anteriores se findou. O Conselho é definido por Lei para ativação de diversas estratégias voltadas para o meio ambiente.  Os novos integrantes se reuniram nesta quarta-feira, 5, na Câmara Municipal. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Roberto Campos, fez a abertura da reunião, enfatizando a importância do Conselho para o Município.

“Estamos atuando para a reestruturação do Conselho e é uma satisfação poder contar com os novos membros presentes, sabendo dos desafios e das ações a serem executadas. A gestão está disposta a trabalhar para cumprir todas as metas, com o intuito de aumentar o ICMS ecológico, que é um recurso livre que ajuda muito o Município”, ressaltou Roberto.

Os membros do Conselho, conforme lei de criação, representam entidades como a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação, Igrejas evangélicas, sociedade civil, Associação de Produtores Rurais, Associação de Apicultores, Associação de Catadores de Recicláveis, Vigilância Ambiental e Administração Pública no geral. O Município conta ainda com a Assessoria da Empresa “Arius Ambiental Assessoria”, que também participou da reunião, que contou também com a participação do secretário Municipal de Agricultura, João leite, e secretário Municipal de Urbanismo, João José Neto.

Plano Municipal

Na ocasião os novos membros realizaram a apreciação e votação do Plano Municipal de Meio Ambiente par ao exercício 2021. O Plano compreende várias ações a serem executadas em cada mês, como: Realizar plantio de mudas; Promover a limpeza de córregos que circulam a cidade; Estruturar a brigada; Implantar o protocolo do fogo; Palestras e campanhas educativas; Orientação aos produtores rurais; Conferência Municipal de Meio Ambiente; Projeto de arborização de escolas públicas; Implantar o Viveiro Municipal, dentre outras.

Conforme a estrutura do Conselho, os novos membros passaram por votação, onde foi definido o secretário Roberto Campos como presidente; Luís Alves dos Santos (representante da Igreja Evangélica) como vice-presidente; e Raimunda dos Santos Pinto (representante da Secretaria de Educação) como secretária.

Compartilhe no:

Relacionados