Santa Tereza é contemplada com Programa Água na Caixa e avança no abastecimento de água

por Jornal Folha do Jalapao — 31/12/2025 às 10:38 — em Cidades, Destaques

Iniciativa leva reservatórios de água às residências e beneficia famílias de Santa Tereza

Santa Tereza do Tocantins foi palco, nesta terça-feira, 30, do lançamento do programa Água na Caixa, iniciativa do Governo do Tocantins que vai garantir abastecimento de água e fortalecer o saneamento básico para famílias em situação de vulnerabilidade. O município integra a primeira etapa do programa, cuja ordem de serviço foi assinada durante solenidade realizada na Câmara Municipal, pelo presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso. A ação foi instituída por decreto assinado pelo governador Wanderlei Barbosa e publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 29.

O lançamento do programa Água na Caixa em Santa Tereza do Tocantins foi destacado como um avanço concreto na melhoria da qualidade de vida da população local. Para o governador Wanderlei Barbosa, a iniciativa reforça o compromisso do Estado em levar água potável e mais dignidade às famílias que mais precisam. Segundo ele, investir em saneamento básico significa promover saúde, bem-estar e preparar os municípios para um futuro mais justo e estruturado.

Durante a solenidade realizada no município, o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, ressaltou que Santa Tereza integra a primeira etapa do programa, voltada às famílias que ainda não dispõem de reservatório de água em suas residências. Ele destacou que a ação representa um passo importante para ampliar o acesso ao saneamento básico e garantiu que a execução do projeto ocorrerá com agilidade, assegurando mais saúde e qualidade de vida aos moradores.

A prefeita Eliene Diógenes comemorou a escolha de Santa Tereza como município de lançamento do programa e agradeceu ao Governo do Estado e à ATS pela iniciativa. Segundo a gestora, o Água na Caixa terá impacto direto na rotina das famílias mais vulneráveis, contribuindo para mais segurança no abastecimento e melhores condições de vida para a população santaterezense.

A expectativa também é grande entre os moradores. A cliente da ATS, Hipólita Marques da Silva, de 64 anos, destacou a importância do projeto para sua família e demonstrou confiança em ser uma das beneficiadas. Para ela, a chegada do reservatório representa mais tranquilidade e melhores condições de uso da água no dia a dia de sua casa.

Projeto piloto em Santa Tereza

Santa Tereza do Tocantins foi um dos quatro municípios selecionados para iniciar o programa em caráter piloto e receberá, de forma imediata, a instalação de 25 reservatórios de água. Além do município, também foram contempladas as cidades de Centenário, Pau D’Arco e Novo Jardim, totalizando 100 unidades nesta primeira etapa.

O investimento inicial para a implantação dos reservatórios é de aproximadamente R$ 400 mil. Toda a produção, infraestrutura, instalação e ligação das caixas d’água ficarão sob responsabilidade da ATS, garantindo que o benefício chegue de forma segura e eficiente às famílias contempladas.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Valorização de professores e servidores e reestruturação das unidades de ensino resgatam educação municipal de Palmas

A educação municipal de Palmas vive uma fase de reestruturação com foco...

Prefeitura de Palmas inicia serviços para recapeamento na marginal Leste da BR-010, em Taquaralto

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e...