SANTA TEREZA: Grupo de Idosos da Comunidade Barra do Aroeira participa de encontro ofertado pela Saúde

por Wenina — 27/02/2024 às 15:45 — em Cidades, Destaques

O encontro teve como principal objetivo levar aos idosos informações sobre a prevenção da dengue, saúde bucal, hipertensão, depressão, diabetes e também atividade lúdicas

Nesta terça-feira, 27, a Saúde Municipal de Santa Tereza do Tocantins realizou um encontro com idosos da Comunidade Barra do Aroeira, em ritmo de pós-carnaval. No grupo os idosos são orientados sobre diversos temas importantes para nesta fase da vida. Um deles foi a diabetes, uma doença que resulta em muita glicose (açúcar) no sangue. O assunto foi abordado pela enfermeira Aline Castro, que explicou, por exemplo, que existem a diabetes tipo 1, 2 e gestacional.

“Os fatores de risco da diabetes são o histórico familiar, sedentarismo, uso de álcool, obesidade, dentre outros. A atividade física e a alimentação saudável são uma forma importante de evitar essa doença. Após ser diagnosticado com a diabetes, os pacientes deverão passar em consulta quadrimestral e também estar realizando o exame de hemoglobina glicada para uma melhor avaliação e conduta clínica”, ressaltou a enfermeira.

Saúde Mental

Já a psicóloga Laira Brito falou sobre a depressão, uma doença mental que afeta o humor, pensamentos e o corpo. “Os sintomas consistem em tristeza persistente, falta de disposição, alterações no sono e apetite e pensamentos negativos, sendo que podem durar meses ou anos. As causas para o surgimento da depressão são multifatoriais: genética, questões psicológicas, ambientais e econômicas podem desencadear a depressão. Nesse sentido, a depressão afeta em vários âmbitos da vida, como relacionamentos, trabalho, saúde corporal e isolamento social”, orientou a profissional.

Ela explicou ainda que o tratamento consiste em acompanhamento psicológico, e em casos mais graves, tratamento psiquiátrico. Segundo ela o autocuidado é fundamental para prevenir a depressão. “É importante manter uma boa alimentação, praticar exercícios e manter o sono adequado”, acrescentou.

Hipertensão

A enfermeira Leticia Lustosa, falou sobre a hipertensão arterial ou pressão alta, que é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

“Se a pessoa não sente nada, como vai saber se tem a doença se não aferir a pressão? É importante aferi-la, e não esperar sentir alguma coisa, porque se metade não sente nada, muitos vão ter hipertensão e não vão saber que têm. É importante que as pessoas estejam sempre verificando como está a sua pressão arterial”, orientou a enfermeira.

Dengue

Os agentes de endemias do município, Sandro Campos e Paulinho Souza, alertaram sobre a dengue, que é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti e utiliza todo o tipo de recipiente capaz de acumular água para depositar seus ovos. “Alguns dos mais conhecidos são garrafas e embalagens descartáveis, latas, vasos de plantas, pneus e plásticos. Mas há lugares que, muitas vezes, o mosquito utiliza para se reproduzir e que são desconhecidos das pessoas, por isso é importante manter este cuidado”, reforçou o agente Sandro.

Já o agente Paulinho Souza, mencionou que a equipe é composta por profissionais que atuam na linha de frente do combate ao mosquito, são treinados e capacitados para detectar riscos de vetores para os próprios residentes e para a comunidade, orientando as famílias, visitando as casas uma a uma. “Ninguém quer que sua residência seja um local de risco. Por isso, é importante abrir as portas para esse serviço de proteção’’ ressaltou Paulinho.

Saúde Bucal

O odontólogo Chistope Rocha e a auxiliar Eronildes Alves, falaram dos cuidados com a saúde bucal, da importância de uma boa higienização. Chistope defende que os cuidados com higiene bucal representam um fator decisivo para a manutenção de uma boa qualidade de vida.

“Consultar um Cirurgião-dentista regularmente e manter uma rotina de cuidados básicos com os dentes, escovando e utilizando o fio-dental diariamente após as refeições, evitando o fumo e o consumo excessivo de alimentos ácidos e do açúcar são fundamentais ao bem estar dos idosos”, explicou o dentista.

O encontro foi finalizado pela coordenadora da E-MULTI e educadora física e Vanessa Oliveira e fisioterapeuta Murillo, que animaram os idosos presente com danças. Os idosos prestigiaram ainda um café da manhã saudável.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...