SANTA TEREZA: Prefeita eleita Eliene Batista inicia transição do Governo Municipal
Postado em 19/11/2024
Além do cronograma de atividades da transição, que poderá ser antecipado, foram apresentados documentos e portarias necessárias para a transição
Sem a presença do atual gestor, Antônio Campos, e da primeira-dama Alice Lourenço, a transição do Governo Municipal de Santa Tereza do Tocantins foi iniciada na primeira reunião com as duas equipes na manhã desta terça-feira, 19. A prefeita eleita, Eliene Batista, ao lado do esposo, João Lourenço, vice-prefeito eleito Waltherluso de Paula, assessoria jurídica, contador Danilo Corado e equipe de transição, estiveram na Câmara Municipal para o alinhamento quanto aos detalhes da transição com a atual gestão.
Quem esteve na condução dos trabalhos foi o secretário municipal de Administração, Roberto Campos e o contador Jailson Carvalho. O momento foi iniciado com uma oração, e em seguida, Roberto ressaltou que a Gestão Municipal vai seguir as portarias e resoluções do Tribunal de Contas. Ele ainda destacou que o município publicou decreto nomeando as duas comissões.
O documento publicado do Diário Oficial foi apresentado aos integrantes, em que constam os nomes dos representantes da nova gestão na transição:
• Administração Geral – João Lourenço Ribeiro;
• Finanças e Controle Interno – Juranete Alves Cavalcante;
• Planejamento e Orçamento – Milton Neto Coutinho Lima;
• Engenharia, Projetos e Convênios – Denis Silva de Souza;
• Contabilidade – Danilo Corado Lopes;
• Jurídico e Administrativo – Stefany Cristina da Silva.
O secretário ainda solicitou que as informações necessárias sejam formalizadas pela equipe. “Passada a eleição o prefeito Antônio Campos pediu que a gente fizesse uma transição com a máxima transparência possível. É um direito de vocês, que vão iniciar, e um compromisso nosso. Existem muitas expectativas, mas tenho certeza que vocês irão fazer o melhor. Vejo que esse início de transição foi tranquilo”, avaliou.
Na ocasião os atuais secretários municipais se colocaram à disposição para receber a equipe da nova gestão. Também participaram da reunião os vereadores eleitos Wochington Sousa, Domingos Andrade e Jucileide Cardoso.
Avaliação
De acordo com a prefeita eleita Eliene Batista, a expectativa é que todo o trajeto da transição seja o mais pacífico possível. Eliene disse ainda que a transição é um processo de troca de informações, que deve ser feito em união para a continuidade do trabalho no próximo ano. A prefeita eleita comentou também a ausência do atual gestor.
“Eu esperava realmente que ele estivesse aqui para nos receber, senti falta, porque acredito que ele como peça fundamental deste quebra-cabeça, deveria estar aqui, como pessoa que faz parte de todo esse processo da gestão atual. Sabemos que ocorreu um processo eleitoral e os ânimos foram exaltados neste período, e agora, inclusive, todos já estão mais calmos e o que a gente pediu nesse processo foi a alteração do cronograma, porque ficou apertado, mas da parte da gestão já ficou acordado que seria mais flexível. Está na portaria a designação de data, mas isso vai poder ser ajustável dependendo da necessidade. Por enquanto, nessa primeira reunião de abertura, já está muito bem encaminhado”, ressaltou.
Foi apresentado também o cronograma de reuniões da transição. Um dos debates girou em torno da entrega de documentos solicitados pela prefeita eleita, previsto para o dia 23 de dezembro, data próxima ao natal, e possibilidade de antecipação das datas, já que a próxima atividade seria somente para o dia 16 de dezembro. Em relação ao cronograma de atividades da transição, o secretário Roberto Campos ressaltou que há flexibilidade.
“Eu esperava ao menos 30 dias, foi um prazo muito curto para iniciar, pois em dezembro, as pessoas já trabalham de forma escalonada, mas eles deixaram esses pontos flexíveis em alguns setores, então acredito que dá para anteciparmos para a próxima semana, como na saúde, educação e assistência. Assim, espero que a equipe atenda a nossa necessidade ainda nesse mês de novembro, para organizarmos e para montar esse planejamento”, concluiu.