Tocantins - 16/04/2021 - 06:05

SANTA TEREZA: Prefeitura auxilia na produção de silagem em pequenas propriedades

Postado em 22/02/2021

Compartilhe no:

Fotos: Lucas Feitosa/Ascom

Além do preparo do solo com o gradeamento das terras, os pequenos produtores rurais de Santa Tereza recebem também a execução do processo de silagem, que é o processamento de ração natural para os animais.

A Prefeitura Municipal de Santa Tereza do Tocantins busca atender os produtores rurais do Município por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. O preparo do solo dos agricultores, conforme a demanda, é executado com o maquinário público.


No entanto, os produtores recebem o apoio da Gestão Municipal também no processo de preparo de ração para os animais, já que nem sempre o pasto está em condições de alimentar todo o gado das fazendas, e a nutrição adequada é um dos pontos mais importantes para a produção pecuária.


A silagem surge como uma das possibilidades para o produtor para resolver esse problema e deixar o gado sempre bem alimentado. A silagem é uma prática para armazenamento da forragem. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período.


O processo de silagem é feito também com o maquinário da Prefeitura Municipal. Neste ano devem ser processadas 500 toneladas de ração entre todos os produtores que realizam o processo. Anualmente a silagem é executada em 12 propriedades rurais no Município. “Nós realizamos o preparo do solo para o plantio, com o trator para arar a terra, o plantio com a plantadeira, a colheita e em seguida a ensiladeira. No total com o preparo do solo pretendemos atender 50 produtores no geral”, explicou o secretário de Agricultura, João Leite.


O prefeito Antônio Campos ressalta que a Gestão pretende estar de prontidão em atendimento aos agricultores. “Nossas famílias de Santa Tereza dependem muito desse apoio, tanto para quem produz como para todos que consomem o que o homem do campo produz. Tudo em nossa cidade depende da agropecuária, e a silagem é mais uma maneira que temos de gerar oportunidade para a produções rurais”, enfatiza o gestor.

Compartilhe no:

Relacionados