SANTA TEREZA: Quilombo Barra da Aroeira avança na construção do Plano de Gestão Territorial e Ambiental

por Jornal Folha do Jalapao — 25/11/2025 às 12:52 — em Cidades, Destaques

O final de semana foi de imersão e muito conhecimento para integrantes da comunidade, que participaram do curso promovido pela Secretaria de Turismo do Estado

O Quilombo Barra da Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins, recebeu a 2ª e 3ª etapa do Plano de Gestão Territorial e Ambiental, com foco no Turismo de Base Comunitária (TBC). A ação integra o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado do Tocantins, por meio do Programa Tocantins Recebe Bem, e contou com a consultoria especializada do Instituto Vivejar. Durante três dias, representantes da comunidade e parceiros institucionais estiveram reunidos em oficinas que permitiram importantes avanços no planejamento do turismo no território. O curso foi ministrado pelo consultor do Instituto Vivejar João Bittencourt Lino.

A Prefeitura de Santa Tereza tem atuado como parceira ativa nesse processo, oferecendo apoio para a realização das etapas do Plano e incentivando iniciativas que fortaleçam as vocações econômicas e sociais da comunidade quilombola Barra da Aroeira. A prefeita Eliene Batista esteve presente durante as atividades, acompanhada da secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Neliana Pinto, demonstrando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do território.

Participar deste momento ao lado da comunidade do Quilombo Barra da Aroeira é motivo de grande satisfação. Ver esse trabalho sendo construído coletivamente, respeitando a história e a identidade cultural das famílias quilombolas, nos inspira a continuar apoiando iniciativas que promovem desenvolvimento sustentável e valorização social. A Prefeitura de Santa Tereza está comprometida em caminhar junto com a comunidade, fortalecendo suas potencialidades e contribuindo para um futuro ainda mais próspero para todos.”

As atividades promoveram reflexões sobre a valorização do patrimônio material e imaterial do Quilombo, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e o fortalecimento do protagonismo local na condução dos projetos comunitários. A proposta é que o turismo seja um instrumento de apoio ao empreendedorismo local, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável da comunidade de forma colaborativa e integrada.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas fortalece formação profissional e consolida a Escola de Saúde Pública de Palmas como eixo estratégico da rede em 2025

Antiga Fesp foi incorporada à Semus, ampliando integração entre gestão, ensino e...

Palmas encerra programação natalina em clima de confraternização em Taquaruçu Grande

Programação conta com mais uma apresentação da peça teatral ‘Um Conto de...