SANTA TEREZA: Quilombo Barra do Aroeira celebra Dia da Consciência Negra com grande festa

por Wenina — 27/11/2023 às 15:58 — em Cidades, Destaques

A comemoração foi um marco para a comunidade, que além de apresentar sua própria cultura por meio de um desfile e apresentações, homenageou seus antepassados, em especial o violeiro Nilo Rodrigues (in memoriam)

A noite deste sábado, 25, foi de celebrações para a Comunidade Quilombola Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins. Os moradores comemoraram com uma grande festa o Dia da Consciência Negra, lembrado oficialmente em 20 de novembro. A data é de grande importância para a comunidade e representa a luta pela visibilidade e reconhecimento de direitos da população.

A festa, que contou com o apoio da Prefeitura, foi realizada na Casa da Cultura e contou com diversas apresentações artísticas e culturais, além de homenagens ao violeiro Nilo da Viola de Buriti, que faleceu recentemente. A solenidade foi regada a muitas manifestações culturais da comunidade, além de exposição de artesanatos e vendas de comidas típicas.

O evento contou com a participação do prefeito Antônio Campos e primeira-dama Alice Lourenço. O gestor falou aos quilombolas sobre a parceria da Administração Municipal. “A Prefeitura está sempre à disposição de vocês para as necessidades da comunidade, principalmente no que diz respeito ao incentivo à cultura. Temos a alegria de celebrar os costumes e homenagear hoje pessoas tão queridas, a exemplo do nosso querido Nilo”, disse o prefeito.

A programação foi conduzida pela mestre de cerimônia Jucileide Cardoso, e pelo secretário municipal de Administração Roberto Campos, que reiterou a importância da manifestação cultural para o Quilombo. “É essencial que nós do Poder Público estejamos ao lado de vocês nesta luta por reconhecimento e representatividade, uma causa justa e que é de todos, estamos juntos e à disposição para apoiá-los”, comentou Roberto.

A moradora Patrícia Rodrigues comemorou a união dos quilombolas para a realização do evento. “Essa iniciativa veio da própria comunidade, é um dia muito importante para nós, que buscamos o apoio da Prefeitura e fomos atendidos de prontidão”, ressaltou a quilombola.

Quem também esteve na parte organizacional do evento foi a moradora Aleixa Neta, que agradeceu aos envolvidos. “Não teríamos nada para comemorar, mas tivemos essa ideia, juntamente com a minha mãe Izabel, e logo que buscamos a Prefeitura, fomos atendidos. É uma conquista para nós, saber que as pessoas buscam por isso e participam, para relembrar a nossa história, os nossos antepassados”, frisou.

A moradora Ana Célia, que contribuiu com a organização das apresentações, disse que o evento trouxe uma enorme alegria por se tratar de uma ressalva contra o racismo. “Também ressaltamos os avanços de uma luta incessante contra a desigualdade racial, podendo fazer referência aos nossos ancestrais Zumbi dos Palmares e Félix José Rodrigues, mostrando nossa história através de nossa rica cultura, representando nosso povo nessa luta”, destacou.

Programação

O momento foi aberto com um breve histórico sobre o Dia da Consciência Negra, que inclusive é considerado Feriado Municipal em Santa Tereza. Logo na abertura foram mostradas fotos da comunidade e seus moradores, assim como um vídeo da professora Salviana Rodrigues.

Um dos momentos mais aguardados foi o desfile, quando crianças, adultos e a melhor idade, adentraram a passarela e mostraram a beleza da cultura quilombola, enaltecendo objetos, turbantes, roupas com muito colorido, acessórios e a negritude dos moradores. Todos os modelos receberam brindes da Gestão Municipal. 

Também marcaram o momento as apresentações artísticas como a Dança do Lenço, que contou com muito colorido e desenvoltura, além do maculelê, uma das manifestações mais presentes na comunidade. Também houve apresentações dos alunos da Escola Municipal Francisco de Sousa Barros e da Escola Municipal Horácio José Rodrigues.

Homenagem

A homenagem ao violeiro Nilo Rodrigues foi cheia de emoção e saudades. Incialmente foi exibido um vídeo como forma de relembrar momentos importantes do quilombola. A família do violeiro se fez presente e agradeceu o reconhecimento ao artista.

A homenagem contou com lindas apresentações realizadas pelos violeiros Diego Brito e Vanderlei, de Taquarussu, Missim, de Novo Acordo, e Reinan da Viola, de Lagoa do Tocantins. As canções demonstraram o amor e o carinho de cada um dos artistas a Nilo, e o reconhecimento por sua trajetória.

Ao final da festa os moradores e visitantes puderam se deliciar com a vendas das comidas típicas e adquirir os belos artesanatos produzidos na comunidade. O público contou ainda com música ao vivo dos cantores Wilian e Zezinho dos Teclados.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

PALMAS: Setor Jardim Laila recebe melhorias nos serviços de infraestrutura urbana

Ação faz parte da Operação Palmas Bem Cuidada para resolver problemas estruturais...

Prefeitura de Palmas leva estudantes ao cinema em ação educativa sobre proteção animal

Primeira Mostra Animal reúne cultura, educação e bem-estar para sensibilizar crianças da...