SANTA TEREZA: Quilombo Barra do Aroeira recebe oficina sobre utilitários de cerâmica

por Wenina — 05/03/2025 às 16:15 — em Cidades, Destaques

A Comunidade recebeu o Projeto ‘Cerâmica do Tocantins: utilitários de cerâmica’, que é iniciativa do Ministério da Cultura e foi aprovado pela Lei Rouanet

Em mais uma oportunidade de garantir a continuidade de tradições ancestrais, os quilombolas da Comunidade Barra do Aroeira participaram de uma palestra e oficina onde compartilharam conhecimentos sobre produção em cerâmica. A ação faz parte do Projeto “Cerâmica do Tocantins: tradição e contemporaneidade” e foi realizada no dia 28 de fevereiro. No total, 25 moradores participaram da iniciativa do Ministério da Cultura, que tem por objetivo promover a cultura e a arte tocantinenses, destacando a importância da cerâmica enquanto expressão cultural e econômica. O projeto foi selecionado pela Lei Rouanet, e na Comunidade contou com palestra e oficina sobre utilitários de cerâmica.

Os quilombolas puderam aprender a fabricação de diversos itens em cerâmica, além de provocar nos participantes a inserção do universo da cerâmica, promovendo a troca de saberes entre artesãos, artistas e público, ao mesmo tempo em que fomentam o aprendizado e a valorização da produção artesanal local. A Prefeitura foi parceira da ação e ofertou o aparato necessário ao empreendimento “Pote de Outro Arts”, que desenvolve o projeto.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Neiliana Pinto, frisou que o projeto é importante para fomentar a cultura local. “A oficina resgatou da memória de alguns participantes, lembranças de como seus avós e pais manuseavam a cerâmica fazendo peças como o pote, panela, copo dentre outros. Já para os participantes da nova geração foi um momento encantador em que conheceram a história da cerâmica e colocaram a ‘mão na massa’, aprendendo a fabricar peças feitas de cerâmica. Esse projeto é enriquecedor pois resgata a cultura de geração passada fazendo com que não se perca e tem se como esquecido a arte da cerâmica do Tocantins”, comentou.

A instrutora responsável por repassar os conhecimentos foi Maria Elza, e a palestra ministrada por Wanderley Batista.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas Capital da Fé reúne famílias e emociona público na segunda noite do festival

Programação intergeracional teve atrações infantis, jovens talentos e show de Luciano Camargo,...

Padre Fábio de Melo é a principal atração desta segunda-feira, 16, do 10º Capital da Fé

Terceira noite será marcada por shows católicos aguardados pelo público; programação começa...