Tocantins - 19/04/2024 - 19:47

Folha do Jalapão

SANTA TEREZA: Semana do Meio Ambiente é encerrada com palestra e mobilização para a preservação

Postado em 15/06/2021

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve à frente das ações que foram realizadas entre os dias 7 e 11 de junho, em parceria com todas as secretarias municipais. A programação foi encerrada com uma palestra educativa e visita à nascente do Córrego Santa Tereza, que margeia a Cidade.

O Município de Santa Tereza do Tocantins contou com diversas ações voltadas à preservação da natureza na última semana. O Projeto da Semana do Meio Ambiente foi alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Entre os dias 7 e 11 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com as demais secretarias da Administração Municipal, realizou as ações relativas ao tema.

O prefeito do Município, Antônio Campos, enfatizou que a preservação faz parte da vida de todos os santaterezenses. “Sabemos que as nossas vidas dependem da natureza, e que as próximas gerações também dependem das nossas ações, por isso temos que agir, e não só a Gestão, mas todos os moradores da Cidade devem fazer o seu papel. É preciso que tenhamos a consciência de que precisamos cuidar e preservar, para que as futuras gerações possam desfrutar das riquezas que a natureza nos oferece”, disse o prefeito.

Para o secretário responsável, Roberto Campos, “a avaliação da semana do meio ambiente foi positiva, todas as parcerias com as outras secretarias e demais setores da Administração, se empenharam nessa missão de cuidar da cidade, do meio ambiente. O prefeito Antônio Campos tem essa preocupação, que possamos desenvolver ações efetivas de preservação”, disse.

Roberto enfatizou ainda que novas ações serão desenvolvidas ao logo do ano. “Temos um plano de ação para o meio ambiente, e iremos na medida do possível executar. Para o começo do mês de julho, temos a capacitação dos brigadistas de nosso município, após a capacitação estarão aptos a orientar e auxiliar os produtores rurais no combate às queimadas”, explicou.

Há ainda um planejamento para a instalação do viveiro público municipal, onde será realizada a coleta de pneus, para que possam ser criadas oficinas de artes com pneus, hortas, e o que não for utilizado terá o destino correto. O Município também está em busca de parcerias para a criação de unidades de conservação.

Ações

A Semana foi encerrada na última sexta-feira, 11, com uma palestra educativa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), ministrada pelo engenheiro ambiental João Paulo, da Arius Ambiental assessoria, empresa que auxilia a Prefeitura e que também participou das ações durante a semana.

Segundo o engenheiro Ambiental João Paulo, “essas ações são de extrema importância para o meio ambiente de Santa Tereza, pois através da educação ambiental a população ficará mais consciente e se torna parceira da Prefeitura nas ações ambientais, sem contar também que estas ações farão parte do relatório final do ICMS Ecológico, que visa melhorar o recurso financeiro e posteriormente aumentar as ações ambientais no Município”, disse.

Os participantes fizeram ainda uma visita à nascente do córrego Santa Tereza, que margeia a cidade. Além do prefeito Antônio Campos, servidores e comunidade também participaram.

Já no dia 10 houve a recuperação de plantas em espaços públicos, com poda, adubação, e capina ao redor das plantas. A recuperação ocorreu na Pista de corrida de cavalos e na via que liga à Praia do Aconchego. Houve ainda a limpeza do lixão, realizada no dia 9, e o mutirão de limpeza nas vias públicas e terrenos baldios, no dia 8.

A programação também contou com plantio de mudas no cemitério da Comunidade quilombola de Barra do Aroeira, e no pátio da Escola Municipal Horácio José Rodrigues.

Compartilhe no:

Relacionados