Tocantins - 28/02/2024 - 09:48

Folha do Jalapão

SANTA TEREZA: Vereadores apreciam projetos que propõem mudanças em nomes de ruas e setores da cidade

Postado em 05/12/2023

Os projetos foram apresentados pelo suplente de vereador Lucas Jorge, que protocolou o projeto quando ainda estava em exercício deixou o cargo devido o retorno da parlamentar Adelcirene Pereira após licença-maternidade. As 24 sugestões de novos nomes de ruas, avenidas e setores homenageiam pioneiros e moradores já falecidos

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Santa Tereza do Tocantins realizada na noite desta segunda-feira, 4, os vereadores pontuaram temáticas importantes para o município. Além do presidente Jonas Barreira, estiveram presentes os parlamentares João Leite, Carlos de Camilo, Jurimar Rodrigues, Severino Cirqueira, Walterluso de Paula, João Lourenço, Domingos Andrade e Adelcirene Pereira, que retornou da licença-maternidade, encerrando os serviços do suplente Lucas Jorge.

Na ocasião os vereadores agradeceram a Lucas Jorge pela contribuição à Casa de Leis e deram as boas-vindas à Adelcirene. Ao falar sobre seu retorno, a vereadora também agradeceu os serviços prestados pelo colega. “Quero destacar a minha felicidade em estar de volta a essa casa, me uno a vocês em um só propósito de buscar melhorias para o nosso município. Admiro o trabalho do vereador Lucas, estamos aqui para trabalhar juntos e no que depender de mim pode contar comigo. Estou aqui firme e forte para atuar em prol das melhorias do nosso município”, disse.

Lucas afirmou que sua experiência como parlamentar foi de grande importância. “Agradeço de uma forma especial a todos os vereadores, muito obrigado pela parceria. Vereador não tem vida fácil, o requerimento é a forma legal de fazer petição, mas ninguém deixa de fazer seu serviço. Agradeço a Deus pela nossa amizade Adelcirene e que você possa concluir esse mandato com sabedoria”, afirmou.

Projetos

Foram apresentados no plenário 24 Projetos de Lei sugeridos pelo vereador Lucas Jorge ainda quando esteve em exercício no cargo. Os projetos homenageiam pessoas que fizeram história no município e já faleceram, prevendo mudanças em nomes de ruas, avenidas e setores, valorizando a quem de fato contribuiu com a história da cidade.

Entre as mudanças apresentadas estão a alteração do nome do Setor Olaria para Setor Maria Marques da Silva (Maria de Darran), que foi parteira da região realizando mais de 500 partos. Ela faleceu em março deste ano, deixando uma família de dez filhos. Também houve sugestão de alteração na Rua Ceará, passando a ser chamada Rua Vicente de Sousa Luz, pioneiro que chegou ao município ainda em 1985 e foi secretário de Urbanismo. Outra mudança sugerida foi na Avenida Henrique Pereira da Cruz, que será denominada Antônio Correia Ferreira, eleito vereador mais votado no município em 1989, sendo presidente da Casa de Leis.

Ao falar sobre os projetos, Lucas disse que pretende valorizar nomes de relevância para a cidade. “Meu pai quando foi vereador estava com esse projeto e não concluiu, isso foi idealizado pelo meu pai, então quero honrar a ele e agradecer pela oportunidade. Assim quero também honrar as famílias que contribuíram, deixaram sua história para o município ser o que é hoje”, explicou.

Após apresentação e análise dos vereadores, os projetos serão votados na próxima segunda-feira, 11.

Também foram apresentados no plenário os projetos nº 8 e 9/2023 e de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõem da Lei Orçamentária Anual para 2024, e, estima a receita e fixa as despesas do Município.

Solicitações

Durante a sessão os vereadores ainda pontuaram alguns questionamentos voltados ao Executivo Municipal. O presidente Jonas colocou em pauta a necessidade dos reparos da Rua Ceará e solicitou esclarecimentos da Gestão, já que os parlamentares estão sendo cobrados sobre respostas quanto à obra.

“Hoje esta é uma via que está intrafegável, está muito difícil, a gente sabe das dificuldades, a burocracia, mas a gente precisa ter pelo menos o conhecimento de como está o andamento das coisas, para a gente passar para a população, pois ouvimos muitas conversas às vezes desagradáveis. Eu sou um dos moradores dessa rua e posso garantir que temos cobrado”, disse Jonas. 

O vereador Jurimar convidou os pares a participar de uma ação que ocorre nesta terça-feira, 5, na comunidade Barra do Aroeira, com a participação de órgãos estaduais, como o TRE, Defensoria Pública, Ministério Público, dentre outros. Jurimar solicitou informações sobre o carro da Assistência Social que passa por reparos, e ainda sobre recursos destinados à construção de casa populares.

O assunto abordado pelo vereador Severino Cirqueira também foi a Rua Ceará. “Eu conversei com o prefeito e a informação é de que o recurso dessa rua não está mais em conta, pois é uma emenda defasada, esse é o real motivo que essa obra se encontra parada, com certeza o prefeito está buscando, mas isso tem um trâmite, não é do dia para a noite. O nosso papel é cobrar, mas as emendas têm que ser pagas pelo Estado. Às vezes criticar é fácil, mas a gente tem que buscar uma saída, porque com essas obras que começam e não terminam todo mundo perde”, comentou.

Walterluso de Paula deu as boas-vindas à vereadora Adelcirene e agradeceu as contribuições do suplente Lucas Jorge.

O parlamentar João Lourenço também destacou sobre as dificuldades da Gestão em recuperar a Rua Ceará. “Referente às obras, a gente sabe que não é fácil, mas muitas estão faltando planejamento. A gente sabe o quanto é caro o material e alguns estão sendo desperdiçados, porque são lugares acidentados, então é falta de planejamento terminar uma obra durante o período chuvoso”, reiterou.

Domingos Andrade pontuou que os serviços devem ser feitos pela Gestão municipal. “Eu estive na Rua Ceará e é muito difícil a gente vê chegar a um ponto desse. A gente sabe que não é fácil, mas como ficam as pessoas que moram naquela rua? Tem que ter um bom senso, esses dias nem de bicicleta passava, então já que não têm emendas, temos máquinas, então vamos dar o direito de ir e vir às pessoas. Espero que o gestor se sensibilize”, disse.

O vereador João Leite ressaltou que já está sendo planejado o reparo pelas máquinas do município. “Quero falar aos colegas vereadores, que qual o prefeito não queria ter resolvido essa situação dessa rua? Estamos só com uma máquina e temos que arrumar, mas hoje teve uma demanda na Barra e tivemos que ir atender, mas eu o vejo buscando as soluções. A chuva está vindo forte, e a Rua Ceará não é diferente, vamos ter que ter uma consciência disso”, explicou.

Carlos de Camilo também sugeriu que o município faça os reparos por conta própria. “Já que não tem a emenda o gestor tem que tomar uma solução, pois máquina tem, e também pessoas que prestam serviço ao município, não pode é deixar daquele jeito, porque está impossível trafegar. Sei que não é fácil, mas tem que fazer de uma forma que resolva a situação”, ressaltou Carlos, que ainda solicitou a limpeza e troca de luminárias queimadas da Pista de Corridas de cavalos. 

Compartilhe no:

Relacionados