Tocantins - 22/04/2024 - 03:36

Folha do Jalapão

SANTA TEREZA: Vereadores apresentam requerimentos e pedidos de providência durante sessão

Postado em 02/04/2024

Assuntos como van para a Saúde e melhorias na Comunidade Barra do Aroeira prevaleceram entre os parlamentares

O Plenário da Câmara Municipal de Santa Tereza do Tocantins sediou mais uma sessão ordinária nesta segunda-feira, 1º de abril. Sob o comando do presidente Jonas Barreira, a sessão contou com requerimentos e pedidos de providência apresentado pelos parlamentares, que aprovaram as solicitações. O presidente Jonas também colocou em apreciação na Casa a Medida Provisória nº 01/2024, enviada pelo Poder Executivo, que já possui o parecer jurídico e vai passar por votação.

A medida altera a Estrutura Administrativa do Município de Santa Tereza do Tocantins, e propõe que exista a conveniência administrativa. Se aprovado, o chefe do Poder Executivo poderá instalar outras secretarias, fixar objetivos, finalidades, formas de atuação e o respectivo prazo de duração.

Requerimentos

O primeiro requerimento apresentado foi de autoria do vereador Waltherluso de Paula, que solicitou a compra de uma van para atender as demandas da saúde municipal, buscando mais conforto e acessibilidade aos pacientes.

“A demanda aumentou muito em nosso município do uso de transporte por pessoas que fazem tratamento na capital, a gente vê as pessoas se deslocando de ambulâncias, as caminhonetes da saúde estão com defeito e a gente vê essa necessidade. Há relatos de passageiro na ambulância com até 14 pessoas, é a maneira que está tendo de atender, e então é preciso ter essa van o mais rápido possível”, disse Waltherluso.

O parlamentar também apresentou o requerimento 004/2024, que solicita a aquisição de um tatame para as sessões de fisioterapia, para maior segurança das crianças e adolescentes que fazem o tratamento em macas hospitalares e correm o risco de se machucar.

Em sua fala, o vereador João Lourenço usou a palavra para questionar sobre o valor do financiamento Finisa, que já foi feito junto à Gestão Municipal. Ele reiterou que aguarda a resposta solicitada ao Poder Público Municipal por meio de requerimento, sobre o valor e quantidade de parcelas a serem pagas. “A gente fica sem entender como uma assessoria da Prefeitura não consegue nos enviar uma resposta de algo que nós solicitamos e temos aqui na Câmara o recebido”, alertou o vereador.

O vereador Jurimar Barreira solicitou informações sobre o veículo da assistência social modelo Ford Ka, e foi respondido pelo parlamentar João Leite de que o carro está com os reparos prontos, faltando somente a plotagem para chegar à cidade. Jurimar ainda apresentou o Pedido de Providência 001/2024, para que seja feita uma entrada independente no ginásio de esportes da escola da Comunidade Barra do Aroeira. “Frequentemente a quadra precisa ser usada em momentos em que a escola não está aberta. A quadra que a gente tem está abandonada e por isso só tem esse local”, comentou ele, que também voltou a pedir providências quanto à reforma da quadra de esportes da localidade.

O vereador João Leite afirmou que o prefeito Antônio Campos esteve na comunidade e contratou um zelador para manter a limpeza das vias e locais públicos. Segundo ele a equipe de limpeza realizará uma ação nos próximos dias. João também falou sobre as licitações que serão feitas para a compra de veículos agrícolas a partir da emenda destinada pelo deputado federal Vicentinho Junior, além da van para a Saúde.

“O transporte da saúde aumenta a cada dia e precisa de o poder público estar organizado. Já a agricultura eu fiquei muito feliz com a notícia de que vai melhorar a frota agrícola, porque sofremos com os tratores que recebemos por último, eles deixam muito a desejar. Temos uma demanda muito grande de retroescavadeira, que não está funcionando, então vamos estudar juntos quais as principais necessidades”, comentou João Leite.

O presidente Jonas Jonas falou da importância dos requerimentos apresentados. “Os colegas vereadores sabem da necessidade, a gente atende sempre que é solicitado o carro da Câmara para a Saúde, mas precisa desse reforço da van. Quero parabenizar o prefeito pela contratação do zelador da comunidade Barra do Aroeira, que necessita muito e sobre o muro do cemitério da localidade, a gente espera que seja feito o mais rápido possível”, disse.

O vereador Severino Cirqueira também falou das abordagens no plenário. “Parabéns aos colegas vereadores pelos requerimentos que são de grande importância, estamos alegres com essa melhoria para a Comunidade Barra do Aroeira e esperamos que aconteça o mais rápido possível”, disse.

Domingos Andrade destacou o compromisso dos vereadores em buscar as melhorias. “Venho parabenizar o vereador Jurimar com a preocupação com o povoado Barra do Aroeira e o Walterluso com essa demanda da saúde. Quero fazer uma pergunta em relação à emenda que a senadora Dorinha destinou para os universitários, a gente sabe que seria muito bom se esse ônibus fosse conquistado pelos nossos alunos”, frisou.

Carlos de Camilo abordou a iluminação pública ao fazer uso da palavra. “Apresentei na última sessão um requerimento pedindo ao chefe do Executivo a manutenção das luminárias, eu rodei em nossa cidade e vi que tem um total de 110 lâmpadas que não estão funcionando e ainda não foram feitos os reparos. Tenho certeza que ele vai providenciar isso o mais rápido possível”, finalizou.

A sessão também contou com a presença da vereadora Adelcirene Pereira.

Compartilhe no:

Relacionados