Tocantins - 20/07/2024 - 10:31

Folha do Jalapão

SÃO FÉLIX: Festa da Rapadura no Quilombo do Prata reforça tradições ancestrais da Comunidade

Postado em 09/07/2024

Os moradores receberam visitantes para a festividade que comemora a cultura local, com exposições e vendas de produtos, palestras, shows e apresentações culturais

Uma tradição secular, que remonta a antigas gerações e é cheia de significados: a fabricação artesanal da rapadura não é somente uma forma de fazer o doce, mas é também a manutenção de saberes. O uso do engenho ainda movido pelo gado, a força braçal e o respeito a cada parte do processo são maneiras de fortalecer os costumes locais, que preservam o respeito à natureza e o sabor inigualável. A Festa da Rapadura promove tudo isso, além de vivências e confraternização no Povoado do Prata, localizado em São Félix.

A festividade foi realizada neste fim de semana, pela Associação dos Quilombolas do Povoado do Prata, com apoio da Prefeitura, Governo do Estado, Sebrae e Energisa. O evento reuniu a comunidade local e visitantes em torno da confecção da rapadura, além de outros pratos e doces produzidos por meio da iguaria. Na programação houve momentos de interação, palestras, exposição e comercialização de produtos, além de pratos que foram elaborados pelos quilombolas, por meio de consultoria com o Sebrae.

Momentos culturais

Na sexta-feira, 5, houve apresentação junina com a quadrilha do Grupo Quilombola “Os Amostradinhos”, além de show da Banda Forró Pingo de Ouro, que esquentou o frio. A festa no sábado, 6, também teve desfile dos quilombolas, que mostraram a cultura local e a beleza da comunidade.

As crianças deram um show de alegria e muita fofura, sendo que os quilombolas desfilaram nas categorias infantil, adolescente e jovens. Os participantes receberam premiações especiais e foram aclamados pelo público que prestigiou o evento. No sábado, também houve shows com Vonin dos Teclados e da dupla Marcos e Diovany.

A produção da rapadura foi apresentada pelos moradores aos visitantes no domingo pela manhã, momento de esclarecimentos de dúvidas e muita vivência. A presidente da Associação da Comunidade do Povoado do Prata, Luzia Passos, agradeceu o envolvimento dos moradores e pontuou a importância da festa para o povoado. “O evento da festa da rapadura contribuiu com a comunidade, as participações dos moradores. Teve o desfile da garota quilombola, quadrilha, jogos, comidas típicas, a apresentação do careta e foi muito gratificante”, disse.

A festa foi prestigiada pelo deputado estadual Moisemar Marinho, e ressaltou a importância da valorização da cultura local. “Estes eventos proporcionam valorização cultural e mantêm vivas as tradições do nosso povo. É gratificante participar desta festa, junto à comunidade tão especial, que é o Quilombo do Prata”, frisou o parlamentar.

Além da programação cultural, houve também jogos esportivos de futebol, com times do Povoado. O time vencedor foi “Os Primos”. Já o Real Prata ficou com a segunda colocação.

Compartilhe no:

Relacionados