Tocantins - 20/07/2024 - 09:56

Folha do Jalapão

SÃO FÉLIX: Festa da Rapadura será realizada neste fim de semana no Quilombo do Prata

Postado em 01/07/2024

Maior evento da Comunidade do Prata se destaca como um polo de tradições, cultura e significados. Saberes da fabricação da iguaria são repassados de geração em geração de forma artesanal

Uma tradição secular que perpetua a fabricação da rapadura de forma artesanal é enaltecida durante a Festa da Rapadura. Em mais uma edição do evento que o ocorre neste fim de semana na Comunidade do Prata, em São Félix, a comunidade local recebe visitantes e turistas para celebrar uma das principais iguarias da região, a rapadura.

Em sua 10ª edição, a festa é organizada pela Associação da Comunidade do Prata, conta com o apoio do Sebrae Tocantins e Energisa, por meio do projeto Energia Para Crescer. A festividade busca promover a valorização das tradições e culturas das comunidades do Jalapão, além de estimular o empreendedorismo local.

A festividade conta com o apoio da Prefeitura, além das parcerias da Energisa, Sebrae e Governo do Estado, e vai acontecer nos dias 5 e 6, próximo sábado e domingo. A gerente do Sebrae, Millena Lima, destaca a importância do projeto Energia Para Crescer na vida dos quilombolas, como uma ação de fomento ao turismo. “Queremos destacar que o maior tesouro desta região são as próprias pessoas, suas histórias e hospitalidade única, que tornam o Jalapão um destino turístico e verdadeiro exemplo de sustentabilidade e inclusão social”, enfatiza.

Para a realização da festa, o Sebrae e a Energisa contribuem, capacitando os empreendedores do segmento gastronômico. “O objetivo do projeto é transformar a vida das comunidades, proporcionando conhecimento e trazendo novas possibilidades para geração de renda”, comenta Millena.

Valorização


A proposta do evento é promover a valorização das tradições e culturas das comunidades do Jalapão, com destaque na rapadura como símbolo da comemoração da produção local.

Nos dois dias de festa, a comunidade e turistas da região poderão saborear comidas típicas e visitar as barracas que representam a identidade cultural do Tocantins. A programação inclui eventos esportivos, culinária local, shows, exposições de artesanato e demonstrações do processo tradicional de fabricação de rapadura.

Compartilhe no:

Relacionados