Tocantins - 19/08/2022 - 04:02

Folha do Jalapão

SÃO FÉLIX: Professores participam de formação com foco no empreendedorismo dos alunos

Postado em 03/08/2022

A formação é realizada pela Prefeitura, por meio do Projeto Energia para Crescer, em parceria com o Sebrae e Energisa. Os profissionais da educação estão sendo capacitados para impulsionar o empreendedorismo nos estudantes

Educadores de São Félix estão participando de uma semana produtiva, com a realização de uma capacitação que tem como principal objetivo o fomento de futuros negócios na região que tem como base o turismo. O foco é gerar comportamentos empreendedores nos alunos desde cedo. O curso está sendo ofertado pela Prefeitura através do Projeto Energia para Crescer, do Sebrae e Energisa.

Os professores da rede municipal de ensino e da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus estão participando das oficinas no Centro de Eventos até o dia 5 de agosto. O retorno das aulas no município será no dia 8, próxima segunda-feira.

A secretária municipal de Educação, Denise Cella, explicou que a formação ocorre para os professores auxiliares e monitores das escolas municipais, propondo ações estratégicas aliadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável. “Esse projeto vem oportunizar aos estudantes aprender sobre a temática do empreendedorismo e potencializar as suas capacidades empreendedoras para garantir o protagonismo em suas vidas”, comentou.

Para a diretora da Escola Municipal Cantinho do Céu, Glice Pugas, a formação é de suma importância para os profissionais da educação. “Estão sendo abordados vários temas voltados para a aprendizagem dos alunos em sala de aula com metodologias inovadoras. Agora, é aplicar essas metodologias de ensino com tecnologias educacionais e empreendedorismo”, comentou.

Curso


A formação conta com a parceria da Universidade Católica, que disponibilizou os professores para ministrarem as oficinas. A docente Mc’lainy Costa está atuando com o curso Jovens Empreendedores: primeiros passos (Jep). “Trabalhamos o empreendedorismo com os professores do 1° ao 5º ano, que praticam comportamentos como iniciativa, persistência, correr riscos calculados, independência, autoconfiança. Na culminância faremos uma apresentação com duas oficinas do curso, colocando em prática esses comportamentos”, frisou.

A professora Drª Ila Raquel Mello é a responsável pela oficina de Tecnologias Educacionais: metodologias ativas de aprendizagem e inovação, em que são abordadas propostas para melhorar a forma como os professores estão conduzindo o processo educacional dos alunos, com ferramentas que tornam o estudante mais ativo e faz com que esteja mais presente no processo de aprendizagem. “Trazemos dicas, informações, projetos, evidenciando a importância do aluno, contribuindo com a formação dos professores da educação básica para que eles possam implementar mais tecnologias inovadoras”, disse.

Além desta formação, nos dias 10 e 11 haverá capacitação para a equipe técnica da escola e Secretaria.

Compartilhe no:

Relacionados