Tocantins - 25/07/2021 - 09:23

São Félix recebe Núcleo do Instituto de Identificação

Postado em 11/11/2020

Compartilhe no:

Município conta agora com um local para emissão de carteiras de identidade e certidão de antecedentes criminais, evitando viagens à Palmas. São Félix é piloto para a implantação do núcleo na Região.

Secretário de Segurança do Estado Cristiano Sampaio e prefeito Marlen Ribeiro assinam termo de Implantação do Núcleo

O Governo do Tocantins inaugurou na manhã desta quarta-feira, 11 de novembro, um Núcleo de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em São Félix do Jalapão. Este é o primeiro posto implantado no Jalapão, o que indica a disposição da gestão do governador Mauro Carlesse em descentralizar a prestação de serviços essenciais para a população, como é o caso das emissões da Carteira de Identidade e da Certidão de Antecedentes Criminais, realizadas pelos núcleos de identificação.

Dentre diversas melhorias levadas pelo Governo do Estado, São Félix teve mais um grande momento, sendo o primeiro do Jalapão a sediar um núcleo da Polícia Civil e um núcleo do Instituto de Identificação. O Município é piloto para a implantação do núcleo na Região. Vale lembrar que a cidade não possuía o Posto de Identificação, e os cidadãos tinham que se dirigir à Palmas para realizarem seus registros de Carteiras de Identidades.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, reforçou o intuito de facilitar a vida do cidadão jalapoeiro, que muitas vezes precisa fazer um longo percurso para acessar um serviço público e que agora, com o Núcleo em sua cidade, terá sua necessidade atendida de forma mais efetiva. “Isso é respeito à população, é respeito à cidadania e respeito ao direito das pessoas em ter a sua Carteira de Identidade. A nossa obrigação é fazer o serviço funcionar bem”, frisou.

Entrega

O posto foi implantando no prédio que foi construído para sediar o Fórum no Município, e foi repassado à Polícia Civil. Durante a entrega, realizada com a presença do secretário de Segurança Cristiano Sampaio, foram reforçados os benefícios que a população vai ter com o posto. “A gente chega aqui, tem um posto da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, mas faltava o da Polícia Civil ou da Polícia Científica, que é um serviço tão essencial. Conseguimos o policial para representar a Polícia Civil aqui, com uma boa estrutura, que vai atender de forma eficiente toda a população com esses serviços, evitando o deslocamento à Palmas”, enfatizou Cristiano Sampaio.

O prefeito Marlen Ribeiro, destacou que, com os avanços obtidos no Município, como estrada, houve a necessidade de implantar o posto. “O desenvolvimento traz melhorias, geração de emprego e renda, mas também traz a criminalidade, e nada melhor do que a presença da Polícia, para reforçar a segurança pública”, disse ele.

O gestor também destacou que com a parceria do Governo do Estado foi possível levar mais este benefício ao povo de São Félix. “A pessoa vai tirar a sua própria identidade sem sair de sua cidade, sem andar quilômetros, o que de certa forma, desafoga também Palmas. Aqui vai ter um serviço de qualidade. Creio que temos que trabalharmos juntos, justamente para evitar as coisas ruins que venham a acontecer. Nós sabemos as dificuldades que é, que todos enfrentam. Por isso, só temos a agradecer. Que o senhor secretário leve ao nosso governador os nossos agradecimentos, por nos proporcionar isso, porque sem essa parceria que temos com o Governo do Estado, isso não seria possível”, concluiu o prefeito.

Presença

Compareceram a entrega do Núcleo a delegada geral, doutora Raimunda Bezerra de Souza, a superintendente da polícia científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, a diretora de papiloscopia, Naídes César Silva, o delegado de Polícia Civil de Novo Acordo, doutor Vladimir Bezerra e o escrivão Carlos.

Compartilhe no:

Relacionados