Tocantins - 19/04/2024 - 08:18

Folha do Jalapão

SÃO FÉLIX: Shows e apresentações culturais marcam Festa da Rapadura do Povoado Quilombola do Prata

Postado em 04/07/2022

A principal festa do Povoado foi repleta de muita animação em momentos que contaram com shows, atrações regionais e locais, reuniões, encontros e muita alegria. Além das apresentações, quadrilha dos jovens e desfile de idosos também fizeram parte do evento

Um encontro para celebrar as tradições locais e mostrar ao mundo um pouco da cultura herdada pelos quilombolas do Povoado do Prata, em São Félix. Assim foi a Festa da Rapadura que ocorreu neste final de semana na comunidade, com a participação ativa dos moradores, visitantes e turistas.

O evento realizado pela Associação Quilombola dos Artesãos, Agroextrativistas e Pequenos Produtores do Povoado do Prata em parceria com o Sebrae e Energisa teve diversos momento culturais, com shows, apresentações e demonstrações.

Uma feira gastronômica realizada com o apoio do Sebrae deixou o evento ainda mais atrativo. Os produtores locais puderam comercializar as comidas típicas do quilombo uniformizados e proporcionar melhor atendimento aos participantes, com as vendas dos alimentos e bebidas.

O prefeito Carlão destacou que a festa teve um grande diferencial com a estrutura montada. “O que mais fez a diferença nesta edição foi a participação efetiva da Prefeitura, além da parceria do Sebrae e Energisa, por meio do Programa Energia para Crescer, que apoia as comunidades tradicionais do Jalapão. A Feira Gastronômica e a qualificação dos barraqueiros para atender o público, esse ano aconteceram as festas dançantes, o que não ocorria nas outras edições, então foi uma festa com um formato diferente e muito bem organizado”, comemorou o prefeito.

Durante a realização da feira, as moradoras do Prata receberam um Livro de Receitas, com instruções para a realização de pratos produzidos inspirados na própria comunidade, desenvolvido no Projeto Energia para Crescer durante o treinamento do curso para elaboração dos pratos para a festa.

A elaboração teve à frente a consultora do Sebrae e engenheira de alimentos Fabrizzia Junqueira, com o objetivo de ter alternativas de alimentação com características do povoado. O livro impresso com a arte alusiva à Festa conta com variadas receitas, inclusive com ingredientes locais como a rapadura.

O idealizador do evento, Eudoro Pedrosa (In Memorian) recebeu uma homenagem do Projeto Energia para Crescer e de toda a comunidade: o pioneiro da festa tem agora uma foto exposta na Associação Comunitária Quilombola dos Extrativistas Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata.

O painel demonstra a gratidão dos moradores pelo empenho do líder diante das necessidades da população do Jalapão, viabilizando diversas maneiras de trazer desenvolvimento à região, inclusive por meio da Festa da Rapadura.

Shows


Um dos momentos mais aguardados e animados foram os shows que aconteceram à noite, na Praça Gracy Ribeiro de Sousa. Na primeira noite entre as atrações esteve a cantora tocantinense Núbia Dourado. A intérprete animou o público com seu ritmo pop e dançante, sendo músicas atuais e de autoria.

O segundo cantor da noite foi o artista local Dedo de Ouro, que fez os participantes dançar com muito forró, seguido pelo sanfoneiro Lucas do Acordeon e Banda Forró Pesado, de Corrente (PI).

Já no sábado houve apresentação do Projeto Vereda, de Taquaruçu, com foco nas tradições culturais do Tocantins. As apresentações foram de cantigas de vereadas, como explicou o educador musical responsável, Diego Brito.

“Trabalhamos as tradições construindo instrumentos como viola de buriti, tambores de barro, pandeiros de folia, além do repertório antigo e atual. Para nós é uma honra máxima participar desta festa, pois faz parte da nossa pesquisa esse território sagrado do Jalapão”, comentou Diego.

Quadrilha


Os passos típicos das quadrilhas e os ritmos juninos tomaram conta do local com a apresentação do grupo da própria comunidade. Organizado pelos jovens do povoado, os casais entraram no salão trajados com roupas caipiras e com muita disposição.

O gritador Welton Rocha animou o grupo, que mostrou ao público que sabe dançar e que tem no sangue as tradições juninas que sempre chamam a atenção dos moradores.

Miss e Mister 3ª idade


O desfile dos idosos, na sexta-feira, 1º, foi um momento de muita alegria, em que além de beleza, os participantes deram um show de alegria, diversão, entusiasmo e muita experiência de vida. O desfile também é uma tradição do Povoado em que há a escolha do Miss e Mister da terceira idade.

Pela manhã, a equipe do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) realizou nos idosos cortes de cabelo, escova, manicure e maquiagem, tudo para proporcionar a eles um momento de relaxamento.

O desfile encantou o público com o charme dos participantes. A Miss 3ª Idade 2022 escolhida pelo público foi a idosa Iranilde Ribeiro, que esbanjou simpatia na passarela. Já o Mister 3ª Idade foi o idoso José Cavalcante, que cativou o público com um largo sorriso e carisma.

Os participantes de honra também tiveram um concurso de valsa, em que aliaram beleza, simpatia e alegria na pista de dança. A vencedora foi a idosa Aurelinda dos Passos, que arrancou aplausos do público fazendo par com Joelma Lira.

Os vencedores dos dois concursos foram premiados com cestas de presentes.

Compartilhe no:

Relacionados