Saúde de Aparecida intensifica ações para prevenção e combate à Hanseníase

por Wenina — 30/01/2024 às 11:27 — em Cidades, Destaques

A iniciativa busca fomentar na população informações adequadas em relação à doença, que ainda é estigmatizada pela maioria das pessoas

No combate à hanseníase, o Município de Aparecida do Rio Negro, em parceria com o Estado, intensificou durante o mês de janeiro os esforços para oferecer orientações e capacitação aos pacientes e profissionais de saúde relativos à hanseníase. Uma série de ações está sendo realizada para conscientizar a população e promover a disseminação de informações sobre a doença.

Essas ações coordenadas não apenas visam o tratamento eficaz da hanseníase, mas também promover uma conscientização mais ampla sobre a doença, contribuindo para um futuro mais saudável e informado para a comunidade local, como informou a secretária de Saúde, Sebastiana Luzia.

“A hanseníase tem afetado nossa comunidade devido à sua facilidade de transmissão e à tendência das pessoas em esconder a doença. Por esse motivo, durante este mês, intensificamos nossos esforços para abordar de forma abrangente a hanseníase. Esta doença, embora curável, ainda enfrenta muitos estigmas e preconceitos. Nosso objetivo é romper com essas barreiras, promovendo a conscientização e oferecendo informações precisas. A hanseníase possui tratamento eficaz, e a informação correta é a chave para superar o estigma associado a ela”, comentou a secretária.

Roda de Conversa

Uma das ações foi realizada nesta segunda-feira, 29, com a realização de uma roda de conversa reunindo profissionais e médicos capacitados, como a equipe de enfermagem, agentes de saúde, membros de secretarias, escolas, para multiplicar conhecimento e aprimorar a abordagem da hanseníase.

O momento, que foi conduzido pela diretora de Saúde Martecleide Rocha, proporcionou mais conhecimento para todos os profissionais envolvidos na área de saúde, visando destacar a importância do diagnóstico precoce, do tratamento eficaz e da inclusão dos pacientes que muitas vezes enfrentam o estigma associado à doença.

O encontro foi enriquecido ainda mais por meio de um quiz, que não apenas testou conhecimentos, mas também serviu como ponto de partida para discussões aprofundadas, que foram ministradas pelos médicos Layra Wanéssa e Antônio Pons.

“A ação em destaque assume um papel vital em nossa comunidade, uma vez que a hanseníase, sendo uma doença crônica, não apenas impacta fisicamente, mas também cria desafios psicológicos significativos para os pacientes. Muitos pacientes, por desconhecimento ou receio, podem hesitar em procurar ajuda, mas, encorajamos todos aqueles que suspeitam estar enfrentando a hanseníase a procurar imediatamente um profissional de saúde ou a Unidade Básica mais próxima. Hanseníase tem cura!”, afirmou o médico Dr. Antônio.

A subsecretária de Saúde Keyla Santos também falou da importância das ações. “O ‘Janeiro Roxo’ não apenas representa um período de conscientização, mas também reforça o compromisso da Secretaria da Saúde com a disseminação de informações corretas, a redução do estigma e a promoção. A saúde de nossa comunidade é uma prioridade, e eventos como esse são passos importantes para construirmos uma sociedade mais informada”, declarou. 

Outras ações

Para garantir que os pacientes tenham acesso a informações cruciais sobre a hanseníase, salas de espera foram instaladas nas unidades de saúde. Nestes espaços, materiais informativos e vídeos educativos são disponibilizados para esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

Visando identificar e tratar casos precoces, a equipe de saúde também está realizando a avaliação de contatos de pacientes diagnosticados positivamente com hanseníase. Essa abordagem proativa visa quebrar a cadeia de transmissão da doença e assegurar um tratamento adequado aos indivíduos em risco.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...