Saúde de Mateiros realiza Semana de Combate à Leishmaniose

por Wenina — 13/08/2024 às 11:23 — em Cidades, Destaques

Além de vacinação, houve orientações quanto aos procedimentos de prevenção da doença conhecida popularmente como Calazar

Entre os dias 04 e 10 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde de Mateiros, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, realizou uma série de atividades voltadas para a prevenção da Leishmaniose. As ações incluíram visitas domiciliares, orientação aos moradores sobre cuidados preventivos e a realização de testes rápidos de Leishmaniose Visceral (LV) em cães, com o objetivo de monitorar e controlar a presença da doença na cidade.


A semana foi encerrada com o “Dia D” de combate à Leishmaniose, no sábado, 10 de agosto, quando foram intensificadas as ações de testagem rápida de LV, vacinação contra raiva e orientação sobre a eliminação de criadouros do vetor. Além disso, os cães dos moradores foram avaliados quanto à saúde geral, buscando identificar sintomas da doença.


A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Andreia Vieira, destacou a importância da semana de atividades e o sucesso alcançado.”Na testagem realizada na semana da Leishmaniose, todos os resultados foram negativos. Isso é gratificante para o nosso município, pois demonstra que nossos esforços em eliminar o vetor e prevenir a doença estão dando resultados.”

Andreia ressaltou ainda a importância da continuidade das medidas preventivas. “Nosso objetivo é eliminar o vetor e a doença, e para isso, é essencial que todos mantenham seus quintais, terrenos e abrigos de animais sempre limpos, façam podas de árvores e deem destino adequado ao lixo orgânico, restos de alimentos, frutas, folhas, fezes de animais, entre outros. Caso apareça algum animal com sintomas como unhas grandes, magreza excessiva, feridas nas orelhas e cotovelos, é fundamental procurar a Vigilância Epidemiológica para que possamos realizar a testagem. A testagem é gratuita e pode ser decisiva para a saúde do seu animal.”

A Secretaria Municipal da Saúde de Mateiros reforça o compromisso com a saúde pública e a necessidade da colaboração de toda a população para manter a cidade livre da Leishmaniose, uma doença grave que pode afetar tanto animais quanto seres humanos.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

RIO SONO: Prefeita Valdéia anuncia construção de 25 casas populares

Unidades habitacionais serão construídas com recursos do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’,...

CARNA NOVO ACORDO: Evento histórico é finalizado com sucesso de público e aprovação

Festa reuniu uma multidão de foliões e foi encerrada nesta terça-feira, 17,...