Sebrae Tocantins lança “Dia do Fampe” nesta quarta-feira, 13
Postado em 12/11/2024
Evento de lançamento destaca parceria com instituições financeiras para facilitar o crédito orientado e fomentar práticas financeiras sustentáveis para micro e pequenos empresários
O Sebrae Tocantins lançará nesta quarta-feira, 13, o “Dia do Fampe” em evento voltado para instituições financeiras parceiras e colaboradores. Previsto para as 16h, no auditório do Sebrae, em Palmas, a programação marca o início de uma agenda mensal focada no Fundo de Aval dos Pequenos Negócios (Fampe). Parte da iniciativa “Terça Empreendedora”, a ação ocorrerá toda terceira terça-feira do mês, a partir de dezembro, nos escritórios e Salas do Empreendedor do Estado.
Com a presença confirmada de representantes do Sicoob TO, Sicoob Unicentrobr, Sicredi, Caixa e Agência de Fomento do Tocantins, o lançamento tem como objetivo ampliar a visibilidade do Fampe entre micro e pequenos empresários, para facilitar o acesso ao crédito e incentivar práticas financeiras sustentáveis. A ação propõe que as instituições financeiras parceiras orientem e auxiliem os empresários sobre o uso responsável do crédito.
No “Dia do Fampe”, espera-se que os gerentes de Pessoa Jurídica das instituições participantes utilizem camisas personalizadas do Sebrae Fampe e exponham banners em locais visíveis, destacando o compromisso com o crédito orientado. O Sebrae espera que essas ações ajudem a reduzir a inadimplência e a promover a competitividade dos pequenos negócios.
Francisco Ramos, analista do Sebrae, ressalta que o Dia do Fampe incluirá orientações sobre controle de crédito, renegociação de dívidas e palestras sobre crédito e financiamento, com o suporte da área de Acesso à Crédito e Serviços Financeiros do Sebrae. “A cada mês, queremos levar informação e apoio para que os empresários tenham não só acesso ao crédito, mas também à melhor gestão dos recursos”, afirmou.
Sobre o Fampe
O Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe) é um programa do Sebrae que complementa as garantias exigidas por bancos, cobrindo até 80% do valor do crédito, conforme o porte e a modalidade de financiamento. Esse suporte visa facilitar o acesso de pequenos negócios ao crédito e promove uma utilização mais responsável e sustentável dos recursos.
Fonte: T1-Notícias