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Folha do Jalapão

Seciju indica canal criado pela Unicef para auxiliar adolescentes e jovens a cuidarem da saúde mental

Postado em 13/09/2021

Com o objetivo de incentivar adolescentes e jovens com idades entre 13 e 24 anos a preservarem a saúde mental durante a pandemia da covid-19, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou o canal Pode Falar, uma plataforma voltada para o atendimento de maneira anônima e gratuita, e apoiando a iniciativa, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, ressalta a importância de usar o canal para buscar ajuda e assim manter à saúde psicológica.

O mês de setembro é dedicado a prevenção ao suicídio e preservação da saúde mental, com isso a Superintendente do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rute Andrade, explica que a iniciativa da organização possibilita aos adolescentes e jovens acesso fácil a assistência psicológica amparando os que adquiriram problemas e também auxilia nos cuidados daqueles que estão enfrentando obstáculos que podem afetar a saúde mental.

“A importância de disponibilizar atendimento gratuito para que todos os adolescentes e jovens tenham fácil acesso a assistência psicológica é importantíssimo. Falar sobre saúde mental com esse público é estimular o hábito do autocuidado, dessa forma prevenindo problemas com a saúde que afetem diretamente a vida dessas pessoas”, enfatiza Rute Andrade.

O canal

A plataforma foi criada em parceria com organizações da sociedade civil, com o governo, setor privado e pessoas engajadas pelos direitos de crianças e adolescentes, sendo dividida em três etapas. Na primeira intitulada Quero me cuidar, os usuários que acessarem o canal poderão receber vídeos, guias e manuais com orientação para o autocuidado. A segunda sessão Quero me inspirar, permite participar de um processo colaborativo entre pares de dicas sobre como ficar bem; na terceira Quero falar, os adolescentes podem receber atendimento humano de escuta qualificada, oferecido por organizações parceiras.

Além do atendimento virtual, o canal também conta com depoimentos de adolescentes e jovens que enfrentaram situações difíceis e ainda assim conseguiram superar seus problemas.

(Secom-TO)

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