Seciju realiza palestra sobre valorização da vida voltada à Rede de atenção, proteção e de atendimento nos municípios


Palestra em alusão a Campanha Setembro Amarelo será on-line, via plataforma Google Meet

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) realiza uma palestra on-line sobre valorização da vida, em alusão a Campanha Setembro Amarelo, voltada à rede de atenção, proteção e de atendimento às mulheres, idosos, indígenas, população LGBTQIA+, população negra e pessoas com deficiência, nos 139 municípios tocantinenses. Aberto ao público em geral, o evento ocorrerá nesta quinta-feira, 30, pela plataforma on-line Google Meet. Para assistir, acesse o link.

Por entender a necessidade de promover o cuidado à saúde mental em todas as instâncias, a Seciju tem realizado diversas palestras com temas ligados à Campanha Setembro Amarelo e, desta vez, o foco é na Rede de Apoio dos municípios que atuam frente às políticas voltadas a estes grupos, finalizando assim, o mês de prevenção e sensibilização sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida.

A ação é coordenada pela Diretoria de Direitos Humanos da Seciju, por meio das gerências de Diversidade e Inclusão Social e de Políticas e Proteção às Mulheres. “A Campanha Setembro Amarelo é uma pauta voltada à saúde, à sensibilização e ao cuidado constante, e com a articulação que a Seciju tem feito, com a Rede sobre as políticas de promoção e de atenção aos direitos da pessoa humana, a palestra tem o intuito de colaborar no fortalecimento dos profissionais que atuam diretamente nos municípios” ressaltou a diretora de Direitos Humanos, Sabrina Ribeiro.

Para a psicóloga clínica que ministrará a palestra, Marina Clara Borges Severino, quanto mais informação, mais atuante e fortalecida fica a Rede de proteção. “Será um diálogo que beneficia a todos, inclusive outros profissionais responsáveis pelo cuidado de pessoas. A participação desses profissionais é de suma importância porque eles também lidam com indivíduos em situação de crise, tendo um contato próximo com eles e também com suas famílias, levando informação sobre o assunto, conscientizando e alertando a população para o que pode estar acontecendo consigo e com o próximo”, destacou.

Público-alvo

A Seciju atua em conjunto à rede de atenção, proteção e de atendimento em diversos segmentos da população como mulheres, crianças, pessoas idosas, comunidades LGBTQIA+, quilombolas, pessoas com deficiência e população negra, com o trabalho de psicólogos, assistentes sociais, coordenadores, professores, agentes de saúde, dentre outros profissionais ligados às políticas de promoção e de proteção nas cidades tocantinenses. 

Com isso, a palestra tem o foco principal nesses agentes distribuídos nos 139 municípios para que sejam multiplicadores. O evento também será aberto aos servidores públicos e sociedade civil.

(Secom – TO)

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *