Tocantins - 04/12/2020 - 05:45

Secretaria de Saúde intensifica prevenção ao Coronavírus em Aparecida do Rio Negro

Postado em 24/03/2020

Compartilhe no:

O órgão possui um plano de contingência, testes para a doença e orienta a população a atender as recomendações das autoridades.

A Secretaria Municipal de Saúde se tornou um dos pilares para a prevenção do novo Coronavírus em Aparecida do Rio Negro. Os profissionais da saúde estão capacitados e a postos, caso ocorra algum caso suspeito da Covid-19 no Município.
A pasta adotou medidas logo no início da pandemia, desenvolvendo um Plano de Contingência para o Município, como explica a secretária Sebastiana Luzia. “Nosso plano segue todas as orientações do Ministério da Saúde, caso haja algum paciente suspeito da doença”, reiterou.
A Secretaria obteve junto ao Governo do Estado cinco testes para o Coronavírus, solicitados pela secretária. Os resultados são obtidos em 72 horas, e os testes serão colhidos pela biomédica autorizada, em espaço cedido pela Secretaria, e com autorização médica, e então serão encaminhados ao Laboratório autorizado (Lacen), somente em casos de suspeitas ou evidências fortes para a Covid-19.

Medidas iniciais

Sebastiana Luzia – Secretária Municipal de Saúde


Inicialmente, a Secretaria criou um grupo no aplicativo Whats App para atualizar todos os servidores quanto ao assunto. Criou-se um comitê de estudos sobre o assunto, composto pela coordenadora de atenção básica, diretora da UBS e fisioterapeuta. Foram realizadas reuniões com todas as equipes da Unidade para tratar do assunto, além de palestra feita via rádio pela médica Dr. Hellen Tatiane, e foram afixados panfletos em ambientes estratégicos.
No início de março, a equipe multiprofissional da Secretaria, juntamente com a secretária Sebastiana Luzia, se reuniu com representantes das escolas do Município para discutir medidas de prevenção. Estiveram presentes na Unidade de Saúde representantes da Escola Municipal Luza Machado de Miranda, da Escola Estadual Meira Matos, e do Conselho Tutelar. Todas as unidades escolares se encontram com aulas suspensas, conforme recomendação do Estado e Município, como forma de conter a proliferação do vírus.
A secretária também destacou a importância das medidas tomadas pelo Município para evitar aglomerações, assim como a obediência da população quanto aos decretos. “A prevenção e o cuidado é o mais importante, cada um tem que se precaver, até passar esses 15 dias críticos”. Conforme explicou a secretária, a prevenção é para evitar o colapso do sistema de saúde, que não possui estrutura para atender a um grande número de infectados. “Aparecida, até o presente momento está preparada com equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) suficientes para os servidores da saúde, mas não sabemos até quando”, pontuou.

Atendimentos


Todos os servidores da Saúde estão realizando o trabalho de vigilância e monitoramento da comunidade por meio dos contatos: (63) 3538-1309 (UBS); (63) 99238-7007 (Direção e ACS).
A Secretaria orienta a população a procurar a Unidade Básica de Saúde se houver persistências dos sintomas, ou se tiver tido contato com algum caso positivo da Covid-19. “Se for uma gripe simples as pessoas devem permanecer em casa, e avisar o agente de saúde para monitorar. Se a gripe evoluir para sintomas mais graves deve-se procurar a Unidade de Saúde”, destacou a secretária. Durante a pandemia, a Unidade irá atender somente os casos de urgência e emergência, para a segurança dos servidores e da população.

Atenção

• Não haverá atendimento dos agendamentos e consultas de rotina, e a equipe está preparada para atender os casos de urgência e emergência;

• O atendimento aos grupos prioritários (idosos, hipertensos, diabéticos, pacientes em tratamento para Hanseníase e gestantes) serão mantidos, e são orientados a procurar a Unidade apenas no seu horário de atendimento, evitando assim aglomeração de pessoas e uma possível contaminação;

• Os pacientes do grupo de risco para o Coronavirus (idosos com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos e imunossuprimidos) deverão manter um contato freqüente com a equipe de saúde, informando imediatamente sintomas de gripes ou resfriados para que se possa monitorar;

• As atividades dos agentes comunitários de saúde serão voltadas para a vigilância em saúde contra o Coronavírus, sendo que a família deve manter contato com seu agente de saúde em caso de dúvidas e orientações.

Orientações de prevenção

A Secretaria também adotou os meios de comunicação para orientar a população de forma enfática quanto à prevenção da nova doença. As mensagens são repassadas via carro de som, rádio e redes sociais.
Para prevenção, é importante seguir essas orientações:
• Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel (quando precisar se deslocar).
• Higienize celulares ou outros itens de uso freqüente
• Evite tocar nos olhos, boca ou nariz sem que as mãos estejam higienizadas
• Proteja a boca e o nariz com o braço ou lenço descartável ao espirrar ou tossir
• Fique no mínimo 1 metro de distancia de pessoas que estejam tossindo ou espirrando.
• Seja responsável, faça a quarentena. A mudança nos horários de serviço e a suspensão das aulas, NÂO são férias, essa medida foi tomada para que mais pessoas fiquem em casa e evitem a proliferação da doença
• Evite locais com aglomerações de pessoas

Atenção: As máscaras devem ser usadas por pessoas com sinais e sintomas da doença, profissionais da saúde ou cuidadores de pessoas contaminadas.

Compartilhe no:

Relacionados