Tocantins - 26/07/2021 - 21:02

Semana de ações em homenagem ao Dia Mundial da Água conta com plantio de mudas em Mateiros

Postado em 22/03/2021

Compartilhe no:

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo está realizando ações para comemorar o Dia da Água durante toda a semana, que começou com plantio de mudas em propriedade rural e na Praça do CAT.

O Dia Mundial da Água é comemorado nesta segunda-feira, 22 de março, e para levar conscientização à população quanto à importância dos recursos hídricos, a Prefeitura Municipal de Mateiros está realizando ações em homenagem ao Dia Mundial da Água conta com plantio de mudas e reflorestamento de áreas degradadas.

As equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que atuam no Parque Estadual e Área de Proteção Ambiental do Jalapão, em parceria com o município de Mateiros e o Instituto Pé de Copaíba, realizaram uma ação simbólica, com o plantio de mais de 40 mudas de Ipê. Os locais selecionados para receber as mudas foram: uma área de pasto degradada, próximo a um rio, e a praça da cidade de Mateiros.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Maicon Dimbarre, explicou que a pandemia impediu o desenvolvimento de ações nas escolas. “Como não está tendo aula, optamos por abordar a temática da água com plantio das mudas, já que os rios, córregos dependem das matas ciliares, assim como as árvores dependem da água para sobreviver, recurso que temos muito em nossa região, mas que toda a população deve ter consciência do cuidado”, enfatizou Maicon.

Uma das propriedades beneficiada foi a Chácara Entre Rios, de propriedade do Genivaldo Ribeiro, nas proximidades da Cidade. Parte da propriedade recebeu reflorestamento.

Genivaldo agradeceu pela ação realiza, e destacou a importância para o meio ambiente. “Fiz o convite aos nossos parceiros, fui atendido com o plantio na minha propriedade, com mudas de ipê e outras que plantaremos depois, gostaria de agradecer por essa ação aqui no meu terreno, que vai ser bom para o meio ambiente e para mim que sou agricultor, só tenho a agradecer”.

Rodolfo Silva trabalha no Instituo Pé de Copaíba, e enfatiza que está realizando projetos voltados para o objetivo do Instituto. “O Instituo tem como foco a preservação ambiental, estamos tentando recuperar essa área degradada, em parceria com o Naturatins e a Secretaria, e temos orgulho de fazer parte disso”, disse ele.

Segundo o biólogo e técnico do Naturatins, Thomás Tanak, o plantio pode melhorar as condições naturais da localidade e conter a erosão e evitar que sedimentos sejam levados até os cursos d’água. “Além disso, as raízes das plantas aumentam a taxa de infiltração da chuva no solo, auxiliando no abastecimento de lençóis freáticos e aquíferos”, explica.

Nesta segunda-feira, 22, o plantio de mudas se estendeu até a Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), pelos agentes municipais que contaram com treinamento, como explica o secretário Maicon.  “Fizemos a capacitação coletiva em parceria com o Naturatins para novos 10 agentes municipais de campo, que irão fazer um trabalho na Secretaria, para manutenção, controle de fogo, educação ambiental, e realizamos a primeira reunião que envolveu também a educação ambiental”, disse o secretário.

Compartilhe no:

Relacionados