Tocantins - 02/12/2020 - 09:49

Siquerido do coração do Tocantins

Postado em 05/08/2019

Compartilhe no:

Nordestino, natural de Crato, no Ceará, José Wilson Siqueira Campos, ou somente Siqueira Campos, é um dos nomes mais importantes da história do mais novo Estado brasileiro: o Tocantins. Neste 1º de agosto ele completa 91 anos de uma história, que teve seus desafios desde muito cedo, quando aos 12 anos perdeu a mãe e iniciou uma jornada pelo Brasil em busca de oportunidade, até chegar a Colinas onde começou sua carreira política, no ainda Norte Goiano.


Eleito vereador de Colinas na década de 1960, Siqueira Campos, iniciou também o movimento popular pela criação do Tocantins e na Câmara Federal. Enquanto deputado federal pelo Goiás foi o grande defensor da causa separatista no Congresso e na promulgação da Constituição Federal (CF) de 1988 foi o autor do texto que deu origem ao Tocantins e pôs fim a trajetória de luta do Norte Goiano pela emancipação.


Com o Estado do Tocantins criado, Siqueira Campos foi o primeiro governador eleito e deu início a construção do sonho de desenvolvimento de um povo, até então esquecido pelo poder público, entregue a própria sorte. Não podemos negar a importância da contribuição desse aguerrido defensor do Tocantins na consolidação do desenvolvimento do Estado.
Na sua trajetória, na liderança dos trabalhos pelo Tocantins, foi Siqueira Campos quem trabalhou duro para a construção da mais nova Capital brasileira: Palmas. Em meio a críticas e a descrença de alguns grupos políticos do Tocantins, Siqueira peitou o desafio e colocou o projeto de construção da cidade planejada em ação.


Ao todo foram quatro mandatos a frente do governo do Tocantins e sua contribuição é inegável. Pudemos ver o pó e a poeira se transformar em desenvolvimento humano. Pois foi assim que, com sua mão firme, Siqueira Campos dedicou a trajetória de sua vida à consolidação de um sonho, sonhado há mais de 200 anos e que hoje é realidade graças à persistência deste guerreiro José Wilson Siqueira Campos.


“Siquerido do Coração do Tocantins” foi assim que a senadora Kátia Abreu parabenizou Siqueira Campos pelo Twitter. Isso se deu porque Siqueira voltou ao cenário político e assumiu uma cadeira no Senado, tendo em vista que é suplente de Eduardo Gomes, que se licenciou para assumir uma Secretaria no governo Carlesse.


Siqueira assume seu espaço no Senado e traz a reflexão de uma trajetória de vida. Se olharmos hoje para o nosso Estado do Tocantins percebemos o avanço, o crescimento de um povo até então esquecido e foi pela luta e persistência de um retirante nordestino, que se tornou o “criador do Tocantins”, que hoje todos nós podemos aqui viver e aqui poder continuar sonhando e construindo um estado mais próspero, mais feliz.


O mais velho membro do Senado Federal tomou posse e em seu discurso defendeu a criação de mais estados, para ele ao menos mais três precisavam surgir, e seu pensamento é subsidiado justamente no sucesso do Tocantins. Aquele pedaço do Goiás, que nada mais era do que um problema sem previsão de solução, ao longo de seus poucos 31 anos, se consolidou e vai ganhando destaque na Região Norte e em todo o Brasil.
Esta foi a mensagem que Siqueira plantou: é preciso acreditar nas potencialidades do povo brasileiro e com isso a defesa de que, em nome da população, o Brasil dê mais independência à população, para que a história de desenvolvimento de um povo, até então esquecido, se repita pelos tantos lugares, em que os serviços públicos não chegam, pois o governo não consegue chegar com suas ações para todos.


Ao homenageado do ano, o Senador Siqueira Campos, temos que render nossos agradecimentos pela luta que nos oportunizou viver nossos sonhos, viver o Tocantins, com suas belezas, com suas potencialidades, vistas por este homem visionário, desde a sua chegada por estas terras ainda na década de 1960, e que pouco mais de 20 anos depois conseguia um avanço esperado por séculos, por um povo sofrido, que hoje tem o que precisa para continuar a batalha e fazer com que o Tocantins pulse o desenvolvimento social, industrial, que pulse o desenvolvimento humano, que Siqueira Campos sonhou, idealizou, lutou, implantou, iniciou, consolidou e continua contribuindo para que, cada cidadão do Tocantins, continue o trabalho e fazer esta terra ser a terra que proporciona qualidade de vida, proporciona mudança, como o desbravador Siqueira Campos nos mostrou.

Compartilhe no:

Relacionados