Tocantins é o quarto estado mais ágil para abertura de empresas no Brasil

por Wenina — 07/06/2022 às 16:24 — em Destaques, Estado

Desburocratização do Governo do Tocantins coloca ainda o Estado no primeiro lugar da região Norte, segundo dados do Governo Federal

O Tocantins é o quarto estado mais rápido para abrir empresas, segundo dados do Governo Federal apresentados por meio do portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

A conquista é fruto de uma gestão que busca maior desburocratização, segundo o presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), José Aníbal. “O governador Wanderlei Barbosa não mede esforços para que a Jucetins invista no que for necessário para agilizar a vida do empreendedor com segurança”, explica o presidente.

Sem criar entraves para o empreendedor, o tempo médio de registro total no Estado reduziu de 23 horas e 19 minutos para 18 horas e 44 minutos.

Na Junta Comercial do Tocantins, o tempo gasto é ainda menor, leva um total de 7 horas e 3 minutos. Porém, como são somados o tempo do processo de obtenção do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e a duração dos processos de viabilidade, que são responsabilidade, respectivamente, da Receita Federal e do município, o tempo total acaba sendo maior.

A Jucetins também trabalha com o deferimento automático, uma inovação que permite o empresário sair com o CNPJ em poucos segundos após o protocolo do processo.

(Secom-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura lança Centro de Desenvolvimento de Ginástica Rítmica em Buritirana

Inscrições foram abertas no local e as turmas serão divididas por faixa...

Prefeitura de Aparecida prepara Festa das Mães com requinte, emoção e homenagens

Estrutura já começou a ser montada para receber centenas de mães que...