Tocantins registra taxa de desemprego de 5% no 3º trimestre, 2ª menor do Norte do País

por Wenina — 26/11/2024 às 11:27 — em Destaques, Estado

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocam o Tocantins com uma taxa de desemprego de 5% no terceiro trimestre, segunda menor da região Norte, que teve Rondônia (2,1%) com o melhor desempenho. 

MENOR TAXA DE DESEMPREGO DO PERÍODO EM TRÊS ANOS 

Esta foi a menor taxa de desemprego registrada em um 3º trimestre nos últimos três anos. Na comparação com o terceiro trimestre de 2021, quando o Tocantins registrou 10,8% de desocupação, a queda na taxa de desemprego foi de 5,8 pontos percentuais (p.p.).

TRABALHO POR CONTA PRÓPRIA

Ainda na pesquisa, o Tocantins aparece como a unidade da federação com a menor taxa de pessoas trabalhando por conta própria, são 19,9% de trabalhadores nessa condição, ante a média nacional de 24,6%. O estado com o maior número de pessoas trabalhando por conta própria foi Rondônia (33,6%).

ESTADO BUSCA DIVERSIFICAR ECONOMIA

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, comentou a pesquisa. “Atribuímos essa queda expressiva de desemprego ao forte investimento que a gestão vem fazendo para diversificar e fomentar nossa economia, estimulando todos os setores, desde a agricultura familiar e pequenas cooperativas até a melhoria do ambiente de negócios para grandes investidores e players dos cenários nacional e internacional”, destacou.

ENTENDA

A metodologia da PNAD considera pessoas em idade de trabalhar a população com 14 anos ou mais, na data da pesquisa, que no Tocantins contabiliza 1,305 milhão de pessoas. Desse montante, de acordo com a pesquisa, 834 mil já fazem parte da força de trabalho disponível; outras 472 mil pessoas ainda não ingressaram no mercado, apesar de estarem aptas ao trabalho.

SETOR PRIVADO

A maior parte dos trabalhadores (340 mil) está empregada no setor privado, sendo 187 mil com carteira assinada. O setor público emprega a segunda maior fatia de trabalhadores no Tocantins, com 198 mil. Outras 158 mil pessoas trabalham por conta própria e há, ainda, 48 mil trabalhadores domésticos empregados.

POR GRUPO

O grupo de atividades que inclui administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais é o que mais emprega, com 225 mil trabalhadores. Em seguida, aparece o grupo de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com 139 mil empregados. As atividades de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura aparecem em terceiro lugar, empregando 97 mil trabalhadores tocantinenses.

RENDA

De acordo com os dados obtidos pelo IBGE, o rendimento médio real mensal do tocantinense foi de R$ 2.753, mantendo-se estável em relação aos semestres anteriores. (Cleber Toledo)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeito de Mateiros busca parcerias e anuncia melhorias para região do Galhão

Parceria com empresário da região viabiliza construção emergencial de ponte enquanto obra...

Assistência Social promove festa junina do Serviço de Convivência em Lagoa do Tocantins

Com quadrilha, forró e comidas típicas, o evento reuniu famílias, autoridades e...