Tocantins - 15/06/2021 - 20:21

Tocantins tem pessoas na fila de espera por uma vaga de UTI Covid na rede pública de saúde

Postado em 01/03/2021

Compartilhe no:

Secretaria afirmou que números podem ser alterados com altas ou óbitos de pacientes. Estado vem apresentando um grande aumento no número de internações por Covid-19.

A rede pública de saúde do Tocantins tem 14 pessoas na fila de espera por uma vaga de UTI nesta segunda-feira (1°), até 13h30. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que os números são “absolutamente momentâneos” e podem ser alterados a qualquer instante “mediante altas hospitalares ou eventuais óbitos”.

Segundo a SES, as solicitações de internações são de alguns municípios, das UPAs de Palmas e de unidades hospitalares administradas pelo estado. A secretaria não especificou em quais cidades estão os pacientes.

Apesar destas pessoas estarem na fila de espera por vagas de UTI, o portal Integra Saúde mostra que supostamente existem leitos vagos na rede estadual. O G1 questionou porque essa vagas não são ocupadas pelos pacientes que aguardam na fila e aguarda uma resposta.

Taxa de ocupação dos leitos públicos nesta segunda-feira (1) — Foto: Reprodução/Portal Integra Saúde/Governo do Tocantins

Taxa de ocupação dos leitos públicos nesta segunda-feira (1) — Foto: Reprodução/Portal Integra Saúde/Governo do Tocantins

Em Palmas, por exemplo, aparecem dois leitos disponíveis no Hospital Geral de Palmas e mais um no Hospital Santa Thereza. Também existiriam vagas em hospitais regionais de Gurupi (3), Araguaína (3), Augustinópolis (4), além de três no Hospital Dom Orione, em Araguaína.

A Secretaria de Estado da Saúde foi questionada sobre as medidas que estão sendo adotadas diante do alto índice de ocupação dos leitos e informou que “está viabilizando a contratação de novos leitos de UTI na rede particular, como também agilizando os trâmites finais para abertura dos leitos no HGP e no HRG, como já noticiado anteriormente”. Porém, não deu um prazo de quando isso deve acontecer.

Coronavírus no Tocantins

O número de pessoas com Covid-19 internadas em hospitais públicos e privados do Tocantins subiu 39% em uma semana. Nesta segunda-feira (1°) são 404 pacientes hospitalizados em leitos clínicos ou UTIs públicos ou privados.

O boletim estadual desta segunda-feira (1º) confirmou 554 novos casos de coronavírus, mantendo a alta taxa de diagnósticos da última semana, além de mais seis mortes pela doença.

Conforme os dados, com os novos registros, o estado passou a somar 114.467 casos positivos. Desde o início da pandemia, 1.532 pessoas morreram. (G1-TO)

Compartilhe no:

Relacionados